O que é o habitat cognitivo na epistemologia de Pierre Bourdieu: Tema de redação para vestibular e entrevista de mestrado e doutorado em educação, material para concursos públicos.

Bourdieu nasceu em 1 de agosto de 1930, França. Estudou na École Normale Supérieure, formou-se inicialmente em Filosofia e posteriormente estudou Antropologia e Sociologia.

Ministrou aulas em diversas universidades entre elas Sorbonne. Morreu no ano de 2002 em 23 de janeiro.

Escreveu diversas obras sendo as principais: O Poder Simbólico, As Regras da Arte, O Ofício do Sociólogo.

Bourdieu Magnífico filósofo e sociólogo francês, criador da sua própria epistemologia, veemente crítico do estruturalismo como método hermenêutico.

Por outro lado, tem como finalidade a destruição do subjetivismo ideológico como método de análise, entende Bourdieu que o subjetivismo é uma ideologia prejudicial ao desenvolvimento civilizatório das nações.

Com efeito, qual é hermenêutica utilizada por Bourdieu, o uso epistemológico da dialética materialista marxista no entendimento das construções sociais.

Portanto, defende a compreensão que a pobreza não será superada no liberalismo econômico, muito menos hoje no neoliberalismo, fundamental uma revolução institucional na formulação de um novo Estado Político.

Deste modo, necessária a mudança da concepção do liberalismo econômico, no sentido de estabelecer um sociedade que seja social, nesta perspectiva o socialismo o ideal de sociedade política econômica.

Neste aspecto que o pensamento de Bourdieu é considerado a continuidade da Filosofia Marxista, sendo ambos Marx e Bourdieu não conseguem ver perspectiva no capitalismo, a não ser a produção da pobreza, o capitalismo desenvolve a burguesia, não a nação.

As principais ideias de Bourdieu referem-se especificamente ao papel da educação, desenvolvendo uma análise sociológica com fundamento filosófico, refletindo a respeito da escola.

Com efeito, como papel na democratização da sociedade política e na forma de Estado, não existe mudança política duradora em uma sociedade, sem uma revolução filosófica cognitiva, o que significa o mundo não vai mudar com gente ignorante.

Portanto, a democratização passa pela escola, a educação como mecanismo de transformação social, reconhece que a pobreza é produzida politicamente, do mesmo modo, reproduzida, uma escola que usa como método pedagógico a teoria da reprodução do liberalismo econômico, transforma-se em uma educação produtora de miseráveis.

Entende que a escola é fundamental ao processo democrático, porém não contribui pela aparente contradição a prática do ensino na superação da distância das classes sociais, na medida em que a escola não tem como finalidade tal função e, sim, transmitir as regras da dominação da estrutura social produtiva.

Também crítica a religião, sobretudo, o cristianismo como mecanismo de reprodução da dominação do trabalhador, do mesmo modo, os meios de comunicação.

É necessário compreender a construção do pensamento em Bourdieu, pois reflete a respeito da construção dos consensos, e qual o significado de tal etimologia.

Existe interiorizado no habitat psicológico, na mente de cada indivíduo a representação da concepção global da sociedade política dominadora, os signos da dominação.

A mesma localiza-se na sociedade como um todo, são as regras simbólicas ideologicamente na manutenção das classes sociais, a sociedade liberal capitalista se mantém por essa lógica de alienação psicológica da cognição.

São os fundamentos das representações sociais, sem quebrar o propósito do domínio econômico liberal, psicologicamente não será possível a mudança social, e, que implica necessariamente na mudança do modo produtivo e do Estado político.

Na sua Teoria Social Geral, para uma análise sociológica contemporânea propõe como desenvolvimento crítico da análise social a leitura das grandes obras clássicas das diversas disciplinas afins, interdisciplinarmente.

A construção de novos conceitos e a mudança de posicionamento político diante do liberalismo econômico, na perspectiva da análise sociológica transformadora.

Propõe no campo epistemológico o desenvolvimento do diálogo entre dois clássicos: Max Weber a ideologia positivista e os conceitos de classe social de Karl Marx. A relação do construtivismo positivista com o estruturalismo construtivista dialético. o fundamento do materialismo histórico.

Essa postura epistemológica parte do pressuposto que no mundo existem estruturas objetivas de domínios que coagem as ações representativas dos indivíduos.

Os denominados agentes sociais reprodutivos nas estruturas construídas socialmente como junções psicológicas do pensamento condicionado socialmente, Bourdieu denomina de Habitus psicológico, mecanismo de alienação sociológica que deve ser desconstruído.

Procura distanciar da dicotomia entre o subjetivismo e o objetivismo, típico das ciências humanas. Por outro lado, não aceita a teoria do fisicalismo, por consistir em considerar os fatos sociais como objetivos políticos, tipicamente da ideologia política do positivismo lógico. Deste modo, compreende que a ideologização objetividade e subjetividade das relações sociais existe numa perspectiva dialética.

As denominadas estruturas objetivas, ideologicamente liberais, coagem as representações dos agentes sociais nas ações do cotidiano, para conservar tais estruturas alienantes, no funcionamento do habitat cognitivo.

No entanto, o entendimento dialético contribui na percepção destrutiva, percebendo não só a falsa objetividade, em sua lógica de contrariedade, na formulação do pensamento alternativo, a transformação necessária de tais estruturas.

A verdade epistemológica não está totalmente formulada na sua objetividade, até porque em sua perspectiva dialética desconstrutora não existe a verdade enquanto fenômeno de análise, o que ocorre é a ideologia da mesma como fundamento falso da verdade.

Uma das questões importantes para Bourdieu se dá numa relação da compreensão central, como os agentes sociais incorporam a estrutura de dominação, internalizam-se e reproduzem-se como legitimidade social, os objetos sem nenhum caráter objetivo do ponto de vista lógico.

Exatamente por esse motivo que dialoga com o Estruturalismo filosófico no que tange compreender a lógica do funcionamento da estrutura sistêmica no espírito da alienação do capitalismo liberal, em síntese o pensamento epistemológico de Bourdieu.

Quando estudava Teologia no Rio de Janeiro, fiz um curso de um ano com o professor Pedro Ribeiro, para poder entender o pensamento de Bourdieu.

Frei Leonardo Boff foi meu professor em Petrópolis, era seminarista ele obrigava estudar os grandes clássicos, quem não estudasse não teria futuro na faculdade de Teologia.

Em São Paulo Frei Gorgulho, com o mesmo procedimento, quem não estudasse os autores indicados por ele, Frei Gorgulho reprovava em Antigo Testamento, o rapaz não era ordenado, devo muito a ambos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 27/12/2021
Reeditado em 27/12/2021
Código do texto: T7415862
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