SONHOS & SIMPATIAS

SONHOS & SIMPATIAS

"Estava eu na cidade de Bodego, belo lugar por sinal, a apontar que o portal esculpido na entrada dele era quase reprodução de pintura dos tempos da Renascença, lá por 1300 ou 1400... num passe de mágica me surgiu nas mãos espécie de "dicionário de Arte", no qual comprovei o que afirmava. Fui além: BODEGO seria uma pronúncia mal ouvida de "bodega", bar, botequim, porém me vi fazendo extenso Cordel, do qual só recordo os versos iniciais:

Hoje Bodego não tem

mais bodes, cabras, carneiros,

mas seu progresso porém

é total e verdadeiro"...

E findou aí o sonho, pois que de sonho se tratava... estava lendo após p almoço e acordei lá pelas 14:30hs... outro equívoco, o relógio de pulso atrasara, já eram quase 16 horas. Entretanto, continua a me intrigar o "realismo" dos sonhos, as "cidades" construídas pelo cérebro, pessoas, quadros e até livros. Por coincidência, a meu lado estavam 2 livretos: "A força e o Poder das Simpatias" é de dez./2005 (nº 6, edit. SAMPA) e "aconselha" para dor de garganta "amassar 7 formigas tanajuras, fazendo um pó (?!), dissolver na água e beber". As bichinhas, unidas, criaram um Comitê para protestar na ONU contra essa perseguição. Para curar ASMA há 6 tipo de simpatias, já a anemia (mais comum) só tem 3 !. O outro livreto -- cujo título usei neste artigo -- é muito mais criativo.

Com o subtítulo de "Astrologia 89" (da PRESSE Editorial/SP) traz a antipática advertência de "não permitir reprodução", a não ser com autorização. Ora, como a essas "horas", 32 ANOS depois, provavelmente nem autor nem Editora existam mais -- pelo menos no endereço citado, Jrdim Paulista, CEP 01405 -- tomo a liberdade de reproduzir breves trechos. O suposto autor, J. G. (de) Almeida, mito criativo, produz as simpatias mais estapafúrdias que já li em toda minha longa existência, fechando o livreto com a 1) para ter um Ano FELIZ, e 2) para saber o Futuro. Não sou egoísta mas me reservo o direito de conhecer só eu o conteúdo das duas maravilhas.

Todavia, vamos lá, "quebro o galho" da amiga que vive apanhando do marido, 'Amélia" desses tenebrosos tempos onde esposas e namoradas vêm morrendo assassinadas. "PARA AMANSAR MARIDO chegue em casa antes dele, abra a porta e chame o nome dele 3 vezes"... pronto, seus problemas estão resolvidos ! Tem dois detalhes: a cada vez escolha um Santo diferente e peça-lhe que "amanse a fera" e, adiante, acenda 1 vela para cada Santo. A simpatia não esclarece se a vela será acesa dentro de casa -- com risco de incêndio -- ou fora de casa, com os vizinhos a achar que a amiga "faz Macumba" !

Por outro lado, se fôr na igreja, suponho que a escolhida precise ter imagem dos 3 Santos. O autor, JOTAGÊ ALMEIDA, não se deu ao trabalho de informar. Nas primeiras páginas (de 7 a 9) aproveita para "explicar" a existência de SONHOS... como pouco pesquisou, só escreve "abobrinhas" ! Sobrou isso: "simplificando ao extremo (...) hoje dizemos que o sonho revela nosso inconsciente. E nosso verdadeiro interior. (...) os sonhos não chegam diretamente á consciência".

"NATO" AZEVEDO (em 15/dez. 2021, 21hs)