Quem foi Primo Machado de Vasconcelos de Itapagipe Minas Gerais.

Primo Machado de Vasconcelos, meu bisavô casado com Maria Batista de Jesus Vasconcelos, entendida por Maria Bilica,

O pai de Primo Machado de Vasconcelos, Manuel Adriano Machado de Vasconcelos, casado com Maria Fortunata Machado de Vasconcelos.

Primo machado de Vasconcelos teve dez irmãos e irmãs, todos os Vasconcelos do Triangulo Mineiro resultaram desta genealogia.

Maria Batista de Jesus Vasconcelos, filha de João Batista Carneiro e Cândida de Jesus Carneiro, irmã de Manuel Batista Carneiro, Joaquim Batista Carneiro e Gerônima Evangelista.

Eu sou bisneto de Maria Batista de Jesus Vasconcelos, como também de Manuel Batista Carneiro, duas vezes tataraneto de João Batista Carneiro.

Primo Machado de Vasconcelos, era considerado um homem rico, muita terra e gado, teve diversas filhas e filhos, todas as

filhas de Primo Machado de Vasconcelos casaram com homens pobres e oportunistas, alguns descendentes de escravos, outros peões de fazenda.

Esse peões de fazenda disfarçavam de amigos de Primo machado de Vasconcelos, Primo um homem generoso e bom, resolveu dar uma fazenda de presente para cada filho e genro, dando também gado e dinheiro.

Após todos eles receberem uma boa fazenda de doação abandonaram Primo na miséria, falavam mal do meu bisavô, como se fosse um homem ruim.

Primo ficou pobre, não tinha onde morar, minha avó Maria Gumercinda de Jesus Vasconcelos, tinha também ficado pobre, ela cuidou do meu bisavô, sendo que ela foi muito prejudicada nas doações das fazendas de gado, os demais filhos e genros abandonaram este grande patriarca, que foi o maior dos Vasconcelos de Itapagipe M.G.

Primo Machado de Vasconcelos não deixou seus filhos e filhas pobres, sempre gostei do meu bisavô, a ultima vez que conversei com ele, velho e muito doente, era seminarista, ele não tinha dinheiro para comprar remédio, então estava com um pouco de dinheiro, fornecido a mim pelos padres, comprei o remédio para Primo Machado de Vasconcelos.

Ele me perguntou se iria ser padre, respondi esse é o propósito, em referência aos seus genros ele me disse Edjar tirei todos da miséria, hoje são fazendeiros eu estou na pobreza.

Jamais deveria ter doado a eles as minhas fazendas, hoje não tenho dinheiro para comprar remédio, eles acham que conseguiram tudo por mérito.

Ao despedir de Primo Machado de Vasconcelos, ele chorou, beijei seu rosto e disse tenho orgulho de ser seu descendente, logo depois morreu, não deram ao Primo Machado de Vasconcelos, uma sepultura decente.

Primo Machado de Vasconcelos deixou também outras pessoas ricas em Itapagipe Minas Gerais, entretanto, no seu sepultamento, não ajudaram nem mesmo comprar o caixão, Primo tinha muito dinheiro emprestava dinheiro para muita gente, ninguém pagou o que devia para Primo Machado de Vasconcelos.

Era muito jovem, entretanto, entendi perfeitamente, os homens não prestam, posteriormente, estudando Filosofia pela Puc de Belo Horizonte ao ler as obras de Thomas Hobbes, disse textualmente, o homem é lobo do próprio homem, não ajudaram Primo, entretanto, viviam pedindo a ele dinheiro quando era vivo, sendo que Primo nunca recusou de socorrê-los.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 26/12/2021
Reeditado em 26/12/2021
Código do texto: T7415125
Classificação de conteúdo: seguro