Quais são os tipos de analfabetismos no mundo.

Muito difícil não ser analfabeto, existem vários tipos de analfabetismos, cinco são os principais, o primeiro deles, o linguístico, o indivíduo não tem o domínio correto da linguagem, a pessoa tem doutorado e pode ser analfabeta linguística, juiz, economista, médico etc.

Com efeito, 99% da população brasileira sofre em maior ou menor grau do analfabetismo linguístico, o segundo tipo de analfabetismo, o etimológico, o indivíduo não tem domínio do conceito, qual o verdadeiro significado da palavra, deste modo, não consegue entender a realidade.

O terceiro tipo de analfabetismo, o epistemológico, o cidadão não sabe qual a verdade de determinadas coisas, assim sendo, não consegue entender quando algo é errado ou certo, exemplo, pelo fato de existir a cognição, confunde a referida com o espirito, por desconhecer o fundamento da linguagem.

Quarto tipo de analfabetismo o hermenêutico, a pessoa não sabe interpretar algo, a incapacidade de analisar um texto, compreender o sentido epistemológico da mensagem, o pensamento transforma-se em mistificação.

Quinto tipo de analfabetismo, o técnico, o médico sabe fazer uma cirurgia do coração, mas não consegue entender a diferença do social liberalismo com o neoliberalismo.

Deste modo, consecutivamente, chamar alguém de analfabeto muito complicado, pois é fundamental antes saber qual o analfabetismo em referência.

No Brasil existe o conceito ideológico de analfabeto, sendo considerado como analfabeto apenas o linguístico, aquele que não sabe ler e escrever, com isso passa a ideia errada que apenas os pobres são analfabetos, quando é também a elite econômica.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 09/12/2021
Reeditado em 09/12/2021
Código do texto: T7403307
Classificação de conteúdo: seguro