A Fórmula Mágica do Sucesso (Polêmica)

Durante uma conversa bateram para mim que um cantor famoso, tipo super-herói, defensor dos fracos e oprimidos, que adora se intitular defensor da periferia, comprou uma cobertura no bairro do Mandaqui, não na parte "pobre", é óbvio, mas nas proximidades entre o Hospital Mandaqui e o Colégio Salesiano, perímetro onde ninguém compra nada ali por menos de R$ 500.000,00 (mínimo), isso em plena crise econômica. Verdadeiro mestre do capitalismo, um gênio dos negócios!. Seu espírito empreendedor consegui fazer a América! Temos aqui um verdadeiro self-made-man.

Não espere de mim aqui nesse artigo, um discurso raivoso, cheio de ressentimentos e invejas como é comum no brasileiro médio quando sabe de notícias como essa, pelo contrário, irei não somente parabeniza-lo, como farei muito mais, desvendarei os segredos e revelarei a todos a fórmula do sucesso, dando dicas de como você também é capaz de alcançar o sucesso.

Sem mais delongas, vamos as dicas:

1- Fale de amor - Amor, Amor, Amor, tudo é amor. Não fale de outra coisa, por um motivo bem simples: amor vende e dá dinheiro.

As pessoas gostam e compram qualquer coisa referente ao amor. Elas tem necessidade de se sentirem únicas, especiais, amadas, desejadas e você precisa transformar isso em mercadoria, criando um público consumidor.

Caso não tenha o ingrediente do amor, use o ingrediente do sexo, erotismo e sensualidade. Embora sejam ingredientes diferentes ao resultado é o mesmo.

2- Fale de causas sociais, políticas, ambientais, defesa de minorias. Isso é bom e cria imagem de alguém socialmente responsável, defensor das causas corretas. O número de visualizações e seguidores nas redes sociais agradecem, além de impulsionar seu marketing pessoal.

3- Nunca fale algo que contrarie seu público - Nunca, jamais e em hipótese alguma diga essas coisas. As pessoas odeiam e seu dever é falar somente aquilo que elas querem ouvir, que afague seus egos, isso se você quiser ganhar dinheiro e fama.

4- Ataque seus inimigos - Combata aqueles que pensam diferente de você, procurando leva-las ao descrédito. Desça o pau nelas, sem dó, nem piedade, porque essa gente pode atrapalhar seus objetivos. Pessoas críticas não consomem vorazmente, lembre-se sempre disso.

5- Nunca fale do mal governo - caso ele seja seu aliado e você tenha negócios com ele, agora, se ele for da oposição, trate-o como um inimigo mortal e vil.

6- Adote o discurso de amor e união - Defenda nos palcos que todos são iguais, que divisão de classes sociais é besteira e que seu trabalho é universal. Motivo bem simples: novas classes, novos mercados, novos consumidores é igual a mais grana e mais fama. Viu como a matemática é simples?

7- Tenha sempre a grande mídia como parceira - Ignore tudo que ela faz com seu povo, seus irmãos, pois propaganda é a alma do negócio e isso é o que verdadeiramente importa.

Quem não é visto não é lembrado - diz o ditado.

8- Procura estar sempre em evidência - Arrume brigas, xingue os outros, dê opiniões polêmicas, principalmente na internet. Lembre-se do princípio: fale bem ou fale mal, mas fale de mim!

Então faça isso, sempre visando se promover. Jamais recuse uma resposta, caso seja atacado ou até mesmo criticado por outrem. Ninguém te atacou? Procure algum artista do momento e ataque-o

fazendo até uma mesmo uma letra música, caso seja necessário.

Vivemos na era do marketing e auto-promoção é fundamental.

9- Seja um exemplo, referência para pessoas - Vá para mídia, fale em tom emocionado com lágrimas nos olhos. Conte uma história bonita, porém bem triste. Invente, exagere, dando a impressão de que somente você sofreu neste mundo. Diga que veio da lama, batalhou duro e conquistou a glória.

10- Ostente o máximo que você puder - Mostre para as pessoas que você chegou lá e diga para elas que se você chegou, elas também podem alcançar seu status com seu talento e mérito individual.

As pessoas gostam disso e isso desperta nelas as mais variadas e loucas, intensas, fantasias e devaneios. Isso dá mais adrenalina que muito "barato" por aí.

Elas terão você como exemplo a ser seguido e muitos se prostrarão a ti, tornando-se seus súditos. Será o rei para uns, quando não deus para outros, mesmo sendo apenas um ser humano de carne e osso. Quer melhor massagem para seu ego do que essa?

11- Regra do jogo - Ah, já ia me esquecendo desse recado.

No capitalismo, para que você seja rica é preciso que outros sejam pobres, ou seja, a parte de cima da piramide social é sustentada pela parte de baixo. Por isso, é fundamental fazer as pessoas acreditar que todos tem a chance de enriquecer.

Caso contrário, dê adeus ao dinheiro, fama e todos seus sonhos.

Entendeu o seu papel e importância no jogo?

12- Venda tudo que der - Em nossa sociedade, três coisas são fundamentais: produtor, vendedor e consumidor. Ninguém ganha dinheiro senão vender algo. Então venda, se venda. Dane-se o que os outros vão dizer, dane-se a moral, que se lasque seus ideais, pois isso não paga as contas de ninguém, não compra carro, muito menos apartamento. Portanto, aproveite as oportunidades.

Diga que é da quebrada, que luta contra o sistema e está buscando a revolução. Lembre-se do marketing.

Depois venda camisetas e todo tipo de roupas (300 reais a peça mais baratinha), escreva livros (ainda que você os odeia e nem de fato os escreva), faça shows comunitários (menos de 5 mil reais, mande o pessoal passear). Enriqueça com seu ideal.

Seguindo essas dicas, não tem como dar errado, pois é infalível.

Se você seguir direitinho a receita, o sonho americano é só uma questão de tempo até se tornar realidade.

(2017)