O que é Filosofia analítica.

O que se entende por Filosofia analítica, teve início no começo do século 20, uma reflexão filosófica associada ao pragmatismo, cuja tradição anglo-saxônica.

Em sua configuração pós contemporânea, deriva-se da postura teórico metodológica, totalmente contrária a metafísica, deste modo, anti especulação filosófica.

Filosofia analítica comum ao pensamento epistemológico inglês e americano, compreende a prática rigorosa da análise do conceito, o entendimento etimológico da palavra.

Implica essencialmente na postura da estrutura linguística, buscando a compreensão gramatical da palavra, análise semântica da linguagem.

Deste modo, a Filosofia analítica faz uso do rigor metodológico, tipicamente das ciências naturais e formais, objetivando a refutação de qualquer pretensão da Filosofia tradicional ou metafísica.

Portanto, defende as proposições acerca dos conteudos verificáveis através do campo empírico, no uso do método indutivo.

Com efeito, em oposição também a Filosofia continental, em particular a dialética, a hermeneutica e a fenomenologia.

Atualmente as duas tradições se unem por meio da Filosofia positivista, incorporando elementos teóricos metodológicos, no uso do empirismo, do pragmatismo e positivismo lógico, dando as ciências do espírito uma compreensão lógica científica pela utilização da linguagem.

Assim sendo, no entendimento da hermenêutica da compreensão objetivando a epistemologização da explicação, transformando as ciências do espírito em científicas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 25/10/2021
Reeditado em 25/10/2021
Código do texto: T7371276
Classificação de conteúdo: seguro