Teoria Política e Econômica da Escola de Frankfurt.

Escola de Frankfurt etimologia dada a um magnífico grupo de filósofos alemães, pelos anos 30 emigraram para os Estados Unidos com o advento do nazismo, voltando a Alemanha depois da Segunda Guerra mundial.

Portanto, sendo os principais filósofos: Walter Benjamin, Marx Horkheimer, Herbert Marcuse, Jurgen Habermas.

A importância deste grupo, elaborou epistemologicamente uma teoria crítica do saber epistemológico, em defesa do verdadeiro conhecimento, contra o pseudo saber.

Procurou mostrar as origens hegelianas do marxismo, por outro lado, criticou veementemente os valores liberais da economia de mercado, em defesa do modo de produção socialista.

Por último Habermas como último agente de Frankfurt, em revisão do desenvolvimento econômico, passou a defender o social liberalismo.

A Escola de Frankfurt analisou o caráter contraditório do desenvolvimento econômico, a produção da riqueza como fenômeno do empobrecimento da classe trabalhadora em consonância com o liberalismo econômico.

Ideia que a pobreza só poderia ser superada no modo de produção socialista, posteriormente, Habermas passou defender a superação da pobreza tão somente no social liberalismo.

Portanto, a ideia que o liberalismo econômico, hoje neoliberalismo, produzem a riqueza da burguesia ao mesmo tempo, a pobreza da nação e do proletariado.

Frankfurt formulou uma forte crítica contra a racionalidade científica escrava da dominação técnica, sendo o homem escravo da mesma.

Ainda criticou a chamada razão instrumental, crítica a massificação da indústria cultural, razão de cognição versus racionalidade de instrumento.

Atacou as ideologias totalitárias, como também a concepção positivista das ciências em geral.

Como saída para o desenvolvimento econômico, a perspectiva socialista, a superação do liberalismo econômico em defesa da igualdade, como forma de equalização social.

Posteriormente, Habermas imaginava tal proposição em defesa do social liberalismo, a implantação da ideologia do capitalismo para todos, objetivando a igualdade social.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 17/10/2021
Reeditado em 17/10/2021
Código do texto: T7365405
Classificação de conteúdo: seguro