A Hermenêutica de Wilhelm Dilthey.

Wilhelm Dilthey, magnífico filósofo 1833- 1911, formulador da hermenêutica, teoria da compreensão, Dilthey divide a ciência em dois campos distintos.

A ciência do espírito e a ciência da indução, hermenêutica versus empirismo, método da compreensão, método da explicação.

A ciência do espírito é interpretativa, portanto, interdisciplinar e ao mesmo tempo hermenêutica, antes da interpretação é fundamental a compreensão, compreender para interpretar.

Por que o método hermenêutico é interdisciplinar, pelo fato que a hermeneutica funciona através da interpretação cultural de um fato fenomenológico.

Como qualquer fato fenomenológico é cultural político, deste modo, interdisciplinar, neste caso, toda disciplina do espírito refere a interpretação como fundamento hermenêutico.

Por que interdisciplinar? qualquer interpretação é histórica, econômica, exegética, geográfica, política, filosófica, psicanalítica, desta forma, consecutivamente.

Com efeito, a interpretação depende da colaboração das referidas disciplinas, a hermenêutica sempre subjetiva e parcial, portanto, aproximativa.

A interdisciplinaridade faz parte da essência das ciências do espírito como mediação hermenêutica, sem a ajuda das diversas ciências não é possível a compreensão analítica.

Assim não sendo, a impossibilidade do desenvolvimento hermenêutico, na efetivação da dia dialética hermenêutica.

Já nas ciências da indução, a dependência do método explicativo, campo empírico, método empírico da observação para o desenvolvimento da explicação.

O campo operacional é determinado pela matemática, portanto, pedagogicamente transdisciplinar, a explicação fundamenta-se nas particulares de cada transdisciplinaridade.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 01/10/2021
Reeditado em 02/10/2021
Código do texto: T7354343
Classificação de conteúdo: seguro