Explicação do livro de Foucault a microfísica do poder.

Para Foucault na sociedade pós contemporânea o poder não está mais concentrado apenas no Estado, o referido substanciado em todos lugares na vida política social.

Desde modo, o poder não apenas no setor político, entretanto, em todas instituições, o que é denominado por micropoderes, assim sendo, o poder se fragmentou em diversos poderes tornando mas eficiente.

Portanto, é fundamental compreender não apenas o macropoder concentrado no Estado, todavia, os micropoderes em diversas instituições da vida real.

Com efeito, uma rede de poderes terrivelmente articulados contra o cidadão, as normas são estabelecidas através dos micropoderes, disciplinando a pessoa.

Cada poder vigia o indivíduo, com a finalidade de punir quem quebrar as regras do jogo, os poderes interiorizam entre si, com o objetivo de cumprirem a disciplina, em diversas instituições, punindo os cidadãos.

Assim sendo, o indivíduo está cercado por diversos poderes sociais, Foucault chamou as diversidades de poderes de microfísica do poder, o poder referendado em toda parte, não porque englobe tudo, entretanto, provem de todos os lugares.

Na vida cotidiana estamos cercados pelos guardiões dos micropoderes, os pequenos donos dos poderes periféricos, o macropoder usa dos micropoderes para poder dominar o homem.

Entretanto, sem poder de Estado, não existe civilização, todavia, o Estado não tem mais exclusividade no poder econômico, o poder está fragmentado em todos lugares articulados contra a pessoa.

Em seu livro metafísica do poder, Foucault afirma categoricamente, a dominação global de um poder em referência outros poderes, as múltiplas formas de dominação dos poderes exercidos sobre a sociedade política.

Vivemos em uma sociedade que em grande parte, grupos formulam uma lógica de poderes, o homem hoje não está mais sob apenas a tutela do Estado.

A macha da evolução em direção ao compasso da verdade, de tal modo, o fenômeno da dominação, objetivo da domesticação dos poderes, não se faz uma revolução institucional desconsiderando os diversos poderes.

O poder está aparelhado em seu próprio território, surgindo os homens presos ao jugo de forças ocultas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 30/09/2021
Reeditado em 30/09/2021
Código do texto: T7353284
Classificação de conteúdo: seguro