O que é historicismo e cognição epistêmica.

Em ciências sociais a filosofia como fundamento cultural, a teoria metodológica na qual os sistemas culturais fundamentam nas condições econômicas.

Sendo o homem produto do meio, deste modo, funciona o cérebro como mecanismo produtor das ideologias, a compreensão a própria deturpação da epistemologização.

Com efeito, o homem é o seu habitat, comporta tal qual suas relações econômicas, dentro das condições históricas socioculturais, é impossível desejar a consciência crítica fora do meio político social.

O homem é um ser econômico, não é possível a existência sapiens sem as relações do trabalho, o fundamento das mesmas a dominação econômica através do Estado como instituição política.

Indispensável a compreensão das ideologizações econômicas, o que é o neoliberalismo, o social liberalismo, socialismo, qual o jogo de interesse de cada proposição

O homem é seu cérebro sendo o mesmo condicionado por meio da cultura na qual o indivíduo esta inserido.

Toda memória tem o mesmo mecanismo psíquico pedagógico, funciona de igual modo, para alguém super inteligente a pessoa comum de qualquer meio social.

Portanto, é fundamental entender o homem a partir exatamente dos fenômenos culturais, o homem é a sua ideologia a representação fantasiosa da mesma.

Assim sendo, os condicionamentos históricos sociais determinam a realidade cognitiva.

O homem dificilmente consegue superar as estruturas psíquicas formatadas no cérebro, de tal modo, a hermeneutica é apenas uma ideologização da compreensão.

A metafisica dos fenômenos psico sociais, a fenomenologia como instrumento histórico, subjetivo e ideológico.

Cada um compreende segundo a sua ideologização, difícil alguém superar o próprio entendimento, sobretudo, nas ciências do espírito.

A verdade é possível em sua relatividade apenas nas ciências indutivas, método da experimentação.

Tudo que for do método da compreensão, formata como ideologia, sem valoração absoluta epistêmica.

Fundamental entender o pensamento filosófico de Wilhelm Dilthey, materialismo histórico e filosófico, como também Benedetto Croce, História, pensamento e ação.

A hermeneutica de Gadamer Método e Verdade, a compreensão como ideologização heurística.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 23/08/2021
Reeditado em 23/08/2021
Código do texto: T7326691
Classificação de conteúdo: seguro