Alto da Serra, a histórica Villa Ingleza

PARANAPIACABA - SANTO ANDRÉ - SÃO PAULO:

No Alto da Serra, a histórica Villa Ingleza.

(*) TESOUROS DE SÃO PAULO: A VILLA DO ALTO DA SERRA

A exuberante vegetação (Mata Atlântica) às vezes fica encoberta sob o denso nevoeiro que caracteriza o Alto da Serra - Paranapiacaba - Santo André - SP. Cenário de muitas lendas e mistérios, a região teve importante papel no início da colonização portuguesa. Pouca gente sabe que o Cacique Tibiriçá nasceu em uma aldeia nas proximidades da nascente do Rio Tamanduateí, na localidade de Guapituba (hoje um bairro do município de Mauá-SP), bem próximo do Alto da Serra. O Cacique Tibiriçá e seus irmãos lideravam várias tribos do ramo linguístico tupi e tinham domínio sobre todas as terras desde o litoral (hoje São Vicente / Santos) até a atual região Metropolitana de São Paulo. No Alto da Serra o cacique Tibiriçá mantinha um “posto de observação”, de onde era possível avistar trechos da principal trilha indígena (Caminho do Peaburu), único acesso entre Cubatão e o Alto da Serra, seguindo até os Campos de Piratininga (em tupi: peixe seco), região da futura Villa de São Paulo. E na Colina de Piratininga (atual Pátio do Colégio / Mosteiro de São Bento) Tibiriçá mantinha a Aldeia de Inhampuambuçu (em tupi: “morro que se vê ao longe), outro estratégico ponto de observação das trilhas indígenas que margeavam córregos e rios, entre eles a embocadura do rio Tamanduateí com o Tietê (atual Bom Retiro).

A decisiva contribuição de Tibiriçá (e de seu genro João Ramalho) para o êxito das primeiras expedições colonizadoras foi de tal monta que, após a fundação da Villa de São Paulo de Piratininga (janeiro de 1554), por ordem da Coroa Real Portuguesa, o Cacique foi batizado pelos jesuítas com o nome de "Tomé de Souza Tibiriçá". João Ramalho, fundador de Santo André da Borda do Campo de Piratininga (oficializada em 8 de abril de 1553) casou-se com Bartira, filha do Cacique Tibiriçá. E conquistando a confiança do cacique, tornou-se seu "lugar tenente", assumindo o comando de várias tribos tupi, que habitavam o Litoral e o Planalto paulista.

Tibiriçá, João Ramalho e sua esposa Bartira estão sepultados nas Criptas da Catedral da Sé - Capital-SP.

A Ferrovia São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro implantada em solo paulista, ligando Jundiaí a Santos. Foi construída entre 1862 e 1867 por iniciativa do então Barão de Mauá (depois Visconde), que atraiu investidores ingleses. A Villa do Alto da Serra foi escolhida para abrigar os engenheiros e técnicos ingleses e os trabalhadores (a maioria imigrantes italianos) e as oficinas dos maquinários importados da Inglaterra.

(Texto / pesquisa / colaboração de Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo - SP)

Permitida reprodução desde que mencionando a autoria: Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo – SP. (© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)

Juares de Marcos Jardim
Enviado por Juares de Marcos Jardim em 21/07/2021
Código do texto: T7304484
Classificação de conteúdo: seguro