O que é o holismo como estrutura fundamental da psicanálise.

Homem é o seu cérebro constituído pelo seu modus de pensar, como produto do seu habitat. A mente funciona na complexidade pelo princípio de identidade.

Assim sendo, o homem é sua estrutura social condicionada, o cérebro a priori é vazio, quando a criança nasce é como uma folha de papel em branco.

Portanto, a mente constitui-se a posteriori, primeiro o homem existe e vai se constituindo a partir da sua existência, como produto do meio, sendo o homem a sua revelação cultural, moral e ética.

Nenhuma mente é deformada solitariamente, a deformação é global, fruto de um modelo político e social, a doença não é individual, social e coletiva, a cognição é sempre corroída do ponto de vista das relações econômicas.

Deste modo, o homem é ideologizado pelo seu meio, político e produtivo, assim funciona o mundo das relações sociais, sendo fundamental que o homem seja compreendido em sua complexidade.

Portanto, pós contemporaneamente nasceu a necessidade do homem ser refletido holisiticamente ou seja, a parte não pode ser separada do todo, como procede a ciência empírica indutiva.

O homem é a sua complexidade, deve ser entendido na perspectiva da totalidade em sua formatação interdisciplinar.

O todo precisa ser compreendido como sistema, como estrutura organizada de elementos inter-relacionados.

O homem é a manifestação do que é o cérebro, tudo que está dentro da mente, projeta-se como comportamento cultural e social.

Com efeito, o todo não pode ser divido, muito menos ser refletido por uma parte, não se isolam as partes para analisar o todo.

Só é possível compreender a complexidade pela complexidade, qualquer elemento da particularidade é o reflexo da totalidade.

Assim sendo, tudo que manifesta-se na particularidade é o substrato da totalidade.

Isso significa se o homem não for ético em uma determinada situação, não será em nenhuma outra revelação, pois o que se manifesta na particularidade é a totalidade.

Portanto, não se pode modificar a particularidade como procedimento da cura psicanalítica, o que denomino de reconstituição da memória em uma nova redefinição da mente, no funcionamento do novo cérebro.

As partes devem ser entendidas conjuntamente nas relações estabelecidas a partir do todo, sempre como referência a complexidade.

O que chamo de teoria holística, uma ilusão pensar em mudar o comportamento humano, a partir exatamente da compreensão particularista de uma determinada situação.

Muda-se a estrutura organizacional do cérebro na reconstrução das memórias cognitivas formatadas, contrariamente, não haverá cura psicanalítica comportamental.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 30/06/2021
Reeditado em 30/06/2021
Código do texto: T7289654
Classificação de conteúdo: seguro