A história da origem da alma e a teoria da ressurreição e da reencarnação.

Pitágoras 570-495 a. C, filósofo grego jónico.

Pitágoras viveu na cidade de Salmos hoje Itália, a origem de tudo está nos números, regido pelo número 1.

Pitágoras, foi o fundador da Metempsicose, a doutrina da transmigração ou reencarnação, há um espírito preexistente ao corpo, imaterial, esse espírito é eterno, imortal e infinito.

Quem criou a alma como conceito foi Pitágoras, influenciando o cristianismo, islamismo e o espiritismo ocidental, a teoria do Kardecismo da reencarnação fundamenta-se em Pitágoras.

Para Pitágoras a alma encarna-se nos corpos eternamente em sucessivos estágios redimindo de culpas passadas até chegar a perfeição quando a alma liberta do corpo, vivendo o mundo de luz.

A perfeição só é possível por meio da justiça, através de uma moral rigorosa, quando a alma liberta-se do corpo, do eterno ciclo de nascimentos.

O sábio é aquele que deseja libertar-se do mundo, com objetivo de impregnar-se na totalidade do universo, o que mais tarde foi denominado pelos cristãos de paraíso.

Deste modo, Pitágoras foi o fundador da alma, a realidade humana divide-se em corpo e alma, essa ideia não é original do cristianismo, entretanto, do pensamento helênico grego, a cultura judaica herdou o referido entendimento hermenêutico.

Pitágoras influenciou Platão, o referido Plotino, ambos influenciaram Santo Agostinho, o elaborador teológico da teoria da ressurreição.

Em consonância com Agostinho a alma não reencarna, todavia ressuscita, quando a pessoa tem fé, necessário acreditar em Deus, viver segundo a vontade de Deus, este é o fundamento da ressurreição.

Portanto, quando a pessoa morre, o corpo desaparece na terra, como a alma é eterna, o ser salva-se passando residir em um paraíso celeste, a criação da teoria da ressurreição.

A diferença de Santo Agostinho com os demais filósofos, quando a criança nasce já tem uma alma inerente ao corpo, portanto, a alma não vem de fora. Santo Agostinho faz parte da Escola teológica denominada de Patrística.

Posteriormente, São Tomás de Aquino seguidor da tradição de Aristóteles, em relação ao conceito da alma, procura acompanhar a tradição de Pitágoras, entretanto, quando a pessoa morre, a ressurreição não é apenas da alma.

Todavia, o corpo inteiro ressuscita, o fundamento Jesus ao morrer ressuscitou ao terceiro dia, com o corpo e a alma, São Tomás fundou a Escola teológica denominada Escolástica, o homem ressuscita na totalidade, o fundamento, a fé e a caridade.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 25/05/2021
Reeditado em 25/05/2021
Código do texto: T7263556
Classificação de conteúdo: seguro