Explicação do livro: Da essência da verdade em Heidegger.

A respeito da verdade, Heidegger critica duas etimologias fundamentais, a confusão existente entre entre ente e ser.

Para Heidegger o ente é a existência, o modo de ser do homem, sendo a essência, aquilo que determina a existência, como o homem é.

Portanto, no ente o homem busca o conhecimento da existência, sendo que na essência o ente é esquecido, quando o ser transforma-se na chave para o entendimento do homem.

Deste modo, é compreendida a existência, em seu livro o Ser e Tempo, Heidegger procura entender o sentido do ser.

Portanto, a compreensão o modo de ser do homem, nesta existência, no Dasein ou seja o homem no mundo, o ser ai, o estar no mundo com produto do mesmo.

Com efeito, o homem no mundo segue tres etapas, para a maioria dos homens na comunidade desenvolve a existência inautêntica.

Primeiro o fato da existência, o homem a priori é lançado no mundo, segundo o desenvolvimento da existência, o ser humano desenvolve relações com o mundo, para existir o homem projeta vivências, construindo possibilidades.

Deste modo, o homem procura realizar aquilo que não é, existir é desenvolver um projeto, procurando existir o homem destrói seu projeto, devidos influências diversas.

Assim sendo, devido o confronto do eu com outros, o homem transforma-se em comum, o eu é demolido, destruído, dissolvendo na massa humana, negando a essência do ser.

Portanto, em vez do homem tornar a si mesmo, o homem transforma no que os outros são, projeto de massificação, a cultura comum, o desenvolvimento do senso ingênuo.

O homem desenvolve a existência inautêntica, profundamente alienada, quando surge a razão de instrumento, contraria a cognição dialética, desta forma, nasce o homem angustiado, diante da opressão do mundo e da impossibilidade da construção do seu próprio projeto.

Quando o homem percebe que é um ser para morte, tudo termina com o fim da existência, nasce o homem desesperado psicologicamente, definindo o fundamento da essência da verdade.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 10/04/2021
Reeditado em 10/04/2021
Código do texto: T7228303
Classificação de conteúdo: seguro