Como foi a minha prova do Exame Univera.

Há 44 anos, fiz o Exame Univera, era jovem, tinha os cabelos longos, as vezes despenteados, recordo como tudo aconteceu.

Em uma manhã apresentei a banca examinadora, três eminentes padres doutores, todos por universidades europeias, um deles o chefe da banca.

Não estava com visual eclesiástico, vestido com um short, camiseta simples, calçado com uma sandália, eram diversas bancas, os demais rapazes com terno e gravata.

Todos olhavam com se tivessem me censurando, seria um desrespeito não comparecer elegantemente, o exame é um terror, bicho de 7 cabeças, no meu tempo poderia fazer o referido uma única vez, aprovação de 7 a 10.

100 perguntas referentes a 60 corpos doutrinais, o Exame foi oral, respondi uma por uma, três horas de duração, posterior ao Exame Univera, cada doutor deu uma nota, tirei três 10, profundamente emocionado.

Portanto, fiquei com nota 10 no Exame Univera, ninguém tira dez, não conheço outro dez no Exame Univera, gostaria de conhecer alguém que tenha tirado 10.

Chorava emocionado, quem tira dez no Exame Univera, ganha uma bolsa para estudar e fazer um doutorado em Filosofia ou Teologia, em alguma Universidade Católica na Europa.

Tirar dez no Exame Univera, quem tira é considerado gênio, fascinante, nunca pensei que um dia pudesse tirar dez no Exame Univera.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 03/04/2021
Reeditado em 03/04/2021
Código do texto: T7223325
Classificação de conteúdo: seguro