SEM

Se consultarmos algum Dicionário etimológico, é possível que encontraremos as devidas definições desta palavra de três (3) letras em nosso vernáculo.

No meu entendimento, percebo que SEM dá origem a algumas palavras as seguir, por mim, descritas.

(01) SEM – De origem latina “sine”. É uma preposição que indica falta, privação, exclusão, ausência, etc.

(02) SEM – De acordo com o erudito da língua grega, Russel Norman Champlin (Ph. D), em seu “Antigo Testamento interpretado versículo por versículo”, volume 7, 2º do Dicionário, páginas 5263/4, aprendemos o seguinte: “SEM. O significado desta palavra hebraica é disputado. Adivinhações incluem “nome”, “filho”, ou um nome derivado de sumer, que nos levaria a entender que ele descendeu dos povos muito antigos da Mesopotâmia. Mas até onde a história nos revela, os semitas (descendentes de Sem) eram da região montanhosa da Armênia. Alguns alegam que esses povos surgiram no Egito e migraram à Suméria. É do nome SEM que temos a palavra semitas e, presumivelmente, a referência aos que falam as línguas semíticas. É o nome do 1º filho de Noé que dele originou os semitas ou hebreus (depois israelitas e judeus). De onde surgiram também todas as gerações pós diluviana.

(03) SEMI – radical latino que significa metade, meio.

(04) SEMEN – Do latim, significando “semente”, esperma de onde origina a vida biológica animal.

(05) SEMENTE – Do latim “semente”, que vem sempre no interior dos frutos ou frutas. Em sentido figurado significa as ideias ou as primeiras ideias embrionárias de um ensino, de uma doutrina, etc. De onde provém muitas outras palavras, tais como “sementeira”, “sementeiro”, “semeostoma” e outras.

(06) SEMEAR – Do latim “seminare”. Deixar ou espalhar sementes, germinar, disseminar, propagar, etc. Verbo transitivo direto.

(07) E, por fim, SEMINÁRIO – Do latim “seminário”, como substantivo masculino. Viveiro de plantas, onde se fazem as sementeiras; estabelecimento escolar onde se formam os eclesiásticos; conjunto dos educadores, pessoal e alunos de um seminário; congresso cientifico ou cultural e grupo de estudos em que se debate a matéria exposta por cada um dos participantes. É um lugar de muitas ideias, muitos ensinos e aprendizados que podem ser religiosos ou seculares – existe até um tal “Seminário Jesus” (herético) onde filósofos, racionalistas e outros eruditos questionam a historicidade de Jesus e alguns de seus ensinos!

Pelas definições anteriores, sempre ligadas ao termo inicial “SEM”, opino que prefiro o termo Seminário, onde se preparam os que vão servir nas Igrejas ou nos campos (o mundo secular), como seminaristas ou futuros pastores ou missionários, do que o termo adotado atualmente por algumas Instituições Teológicas como “Centro de Educação Teológica” ou congênere, porque “Centro” foge do sentido da palavra originária e, ainda pela razão de que “Educação” a gente aprende no “berço” e não em Instituição alguma. Ali, a gente aperfeiçoa-se, mas o aprendizado da educação fica por conta de cada história infantil de cada um de nós, que captamos em tenra idade, através dos familiares mais íntimos de nossa existência! É o que penso!

J. Monteiro (ES), 14 – 07 – 2020

Fernandinho do forum