A origem mitológica dos deuses.

Como nasceram os deuses, no começo cada clã tinha um deus, com a união dos clãs surgiram as tribos, deste modo, cada tribo tinha seu deus, com a unificação das tribos surgiram as nações, cada povo tinha o seu deus.

Deus único como jesus Cristo, foi produto do Império romano, o Imperador precisava de um deus único para dominar politicamente usando a fé para subjugar povos dominados.

O deus único do povo Hebreu Javé e não Jesus, desta forma, ainda existem alguns grandes deuses.

Javé deus do judaísmo, Alá deus do islamismo, Jesus Cristo deus do cristianismo, Buda deus dos asiáticos, o único povo sem deus, os chineses, preferiram seguir um filósofo, Confúcio.

Hoje existem milhares de deuses tribais que não se unificaram as nações, só no Brasil existem quase 200 deuses, em outros continentes milhares de deuses, isso em pleno século XXI.

O que faz um deus ser verdadeiro, a ideologia dos seus seguidores, Alá é verdadeiro para os islâmicos, Javé para os Judeus, Jesus Cristo para os cristãos, Buda para os budistas, como é verdadeiro qualquer outro deus tribal para própria tribo.

Sou Bacharel em Teologia, sempre estudei a origem dos deuses, suas mitologias ideológicas.

Na verdade os deus não existem, são invenções culturais mitológicas com a finalidade para estabelecerem ordens morais, sem os deuses como forma de punição não seria possível o mínimo de civilização.

O ateísmo só surgiu com o nascimento do Estado moderno, sendo a instituição a punidora, quanto mais desenvolvida for uma civilização, mais ateu é o povo.

Portanto, a fé é produto de crenças mitológicas, uma parte do mundo ocidental é essencialmente ateu, sobretudo, o Norte da Europa.

Fui para seminário muito novo, seminário menor e maior, formado em Filosofia, Psicologia, História, com dois anos de noviciado, com Bacharel em Teologia, nota dez no exame Univera.

Posteriormente, especializei em Hermenêutica, Filosofia Política e Filologia, o estudo dos conceitos.

Entretanto, tenho estudos magníficos a respeito dos deuses, sei que são ideologias culturais, certa vez quando estudante de Teologia, estava em uma tribo no Centro Oeste, a noite os índios acordaram apavorados assando animais.

Perguntei o que estava acontecendo, o céu iluminado pela lua, o cacique disse-me olhe para o céu, você está vendo alguma nuvem, escute os trovões, deus está irado, estamos oferendo comida para reparar nossos pecados.

Era o ronco do motor de um possante jato, a tribo não sabia da existência do avião, deste modo, era deus.

Tal fato aconteceu anos 80, entretanto, quando rezava e pedia a proteção de deus em minhas orações, estava comportando como um índio tribal, com um agravante eu já sabia que deus é uma ideologia cultural.

Se comentar com alguém culto do Norte da Europa que acredito em deus, se a pessoa for humanista vai querer me levar para psiquiatria.

Se comentar com alguém pentecostal do Brasil, vai orar a deus pedindo ao referido que afaste o demônio da minha pessoa.

Posso afirmar com veemência os deuses são ideologias culturais, existem em mentes não desenvolvidas culturalmente, do ponto de vista da evolução das civilizações.

Com efeito, toda pessoa realmente esclarecida é ateia, qual importância de revelar a verdade através da história a respeito de deus.

Hoje nos países pobres, deus passou ser um instrumento de guerra, usado politicamente para elegerem políticos oportunistas contra o próprio povo ignorante.

Objetivo voltar a Idade Média na criação dos Estados teocráticos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 26/01/2021
Reeditado em 26/01/2021
Código do texto: T7168782
Classificação de conteúdo: seguro