Norberto Bobbio: As formas de poder e as formas de Estado.

No mundo moderno, hoje pós contemporâneo, do liberalismo econômico ao neo liberalismo, a sociedade funciona fundamentada em três formas de poder.

Poder econômico, poder ideológico e o poder político, toda sociedade sustenta-se nestas três formas de poder, sendo que os referidos poderes estão incorporados em qualquer forma de Estado.

O principal poder é o poder econômico, o Estado é criado com a finalidade da manutenção do poder econômico, sobretudo, as duas últimas formas de Estado, liberalismo econômico e neoliberalismo.

Com efeito, o Estado é um instrumento de classe, cujo objetivo legalizar o conflito através da concentração da riqueza.

Para concentrar a riqueza é fundamental institucionalizar a pobreza, não existe riqueza sem a produção da pobreza.

Com efeito, o Estado neoliberal tem exatamente como finalidade a produção da riqueza da burguesia, não da nação, muito menos do proletariado, a burguesia é milionária, a nação como povo miserável.

Apenas o Estado social liberal tem uma certa perspectiva da igualização social, crescimento econômico com a divisão da renda.

São basicamente três formas de poder e quatro formas de Estado, Socialista, igualização social, Liberalismo econômico, crescimento econômico, sem direitos sociais e divisão da renda, neoliberalismo crescimento econômico da burguesia, com a miserabilidade da sociedade.

Por último social liberalismo, crescimento econômico com divisão da renda, o denominado capitalismo para todos.

Cada forma de Estado, incorpora as três formas de poder, econômico, ideológico e político.

O poder econômico, como é gerido a economia, o poder ideológico o fundamento de sustentação do poder econômico, a justificativa de uma determinada economia estar correta as demais erradas.

Por último o poder político, a representação do conjunto das instituições por meio do corpo jurídico em defesa de uma forma de Estado, nenhum Estado sustenta-se sem o poder político.

O poder político é composto por forças ideológicas políticas, hoje no mundo existe basicamente duas formas de Estado, o Estado neoliberal e o Estado social liberal.

O Estado neoliberal substanciado por forças políticas, a direita e extrema direita, em defesa do capitalismo para poucos em favor sobretudo, da burguesia financeira.

O Estado social liberal, mantido por forças políticas progressistas, querem o capitalismo para todos, o crescimento econômico com a distribuição da renda.

Ninguém mais no mundo defende comunismo, socialismo, liberalismo econômico, a guerra está na escolha dos modelos de capitalismo, o neoliberalismo ou social liberalismo.

Aqueles que querem o capitalismo para poucos ou para todos. Deste modo, justifica a tese, em qualquer parte do mundo, todo pobre só consegue ser de direita ou extrema direita, quando é jumentalizado.

Em síntese o que se fazer com o cidadão bestializado, absolutamente nada, quando a pessoa está predestinada a cegueira o mundo reina pela escuridão, a miséria prevalecesse como processo civilizatório.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 12/01/2021
Reeditado em 12/01/2021
Código do texto: T7157727
Classificação de conteúdo: seguro