A SIMPLICIDADE DA REPRODUÇÃO DA FLOR ÍRIS


Essa é a belissima FLOR ÍRIS,  Achei adequado algumas explicações sobre a REPRODUÇÃO desta espécie, visto que há muita coisa sobre o plantio e pouca coisa sobre a sua reprodução.
Esta flor é o exemplo perfeito de como a natureza age na conservação de suas espécies independente da ação humana.
Este é uma pé de ÍRIS adulto com pouco mais de um ano e que floriu pela primeira vez.


Se arrancarmos algumas folhas com um pouco de terra e raizes, plantarmos em local com boa drenagem e mantermos uma boa umidade, teremos um novo pé, que certamente florirá já na próxima Primavera.
Mas como eu disse a ÍRIS não fica esperando a nossa ajuda para se reproduzir.
Quando adulta  algumas das folhas da planta se destacam das outras, crescendo mais e desenvolvendo em seu interior um suporte para aguentar o belo ramalhete de flores que se abrirá mostrando suas belas cores.
É possível ver esse cordão na foto anterior.
No final da folha que possui esse cordão as flores se desenvolverão e surpreendentemente também sairão pequenas folhas e uma espécie de rizoma que continuarão crescendo após a florada e se transformação numa mini-planta, com o passar dos dias a haste não conseguira sustentar o peso dessa nova planta e cairá, nesta altura a pequena planta já terá até algumas raizes, suficientes para se manter viva e crescer no loval onde cair.
Na imagem acima, a folha já enfraquecendo para cair com a nova muda
Caso arrancarmos essa parte caída e plantarmos, já teremos uma ÍRIS com total chance de se transformar numa bela e florida planta...
Se não plantarmos as chances dela crescer sozinha são enormes...
Como dito antes ela não precisa da nossa ajuda...........