Qual a razão do natal ser o dia do nascimento de Jesus Cristo.

Na verdade ninguém sabe o dia que Jesus Cristo nasceu, quando morreu, se de fato ressuscitou, tudo em torno de Jesus muito misterioso, como produto da ignorância histórica.

Na época de Jesus o calendário Judeu era lunar, o romano solar, o povo hebreu falava o aramaico, os romanos o latim popular, línguas distantes e incompreensíveis entre si.

O nome de Jesus era em aramaico, portanto, não existia o nome de Jesus tal qual é entendido hoje, sendo o verdadeiro nome Joshua, o sobrenome possivelmente Abar, homem do mar.

Jesus Cristo, uma invenção da literatura latina, sendo que Cristo, vem do grego, diante da incerteza, não sabendo o sobrenome de Jesus, os latinos denominaram de Cristo em grego Cristokós, aquele que sempre existiu.

Se os cristãos até hoje não sabem o verdadeiro nome de Jesus como vão saber quando nasceu e morreu e se de fato ressuscitou.

Dia 25 de dezembro era o dia que comemorava o Sol como Deus, em latim Sol Invicto, culto ao Sol como Deus determinado em 25 de dezembro de 274 d.C, pelo imperador Aureliano, culto oficial do império.

Portanto, o Sol foi a primeira divindade do império romano, isso quando Roma estava relativamente unificada, antes eram muitos deuses personalizados nas diversas tribos inimigas entre si, necessário um Deus para todas as tribos.

O culto ao Deus Sol continuou até quando imperador Constantino pelo Édito de Milão em 13 de junho de 313 concedeu liberdade religiosa ao culto a Jesus Cristo como Deus.

Qual a razão de Constantino dar liberdade ao culto cristão, em razão de um fato político importante, Constantino estava em Guerra contra o imperador Maximiano em disputa pelo império, sendo que o objetivo de Maximiano transformar seu filho Magêncio em imperador de Roma.

Constantino casado com Flávia Fausta também filha do imperador, sendo que Constantino julgava ter direito de ser o novo imperador, motivo pelo qual desencadeou uma guerra entre família.

Portanto, seu exército inferiorizado prometeu aos Cristãos se fizessem parte do referido se vencesse o imperador Maximiano, transformaria em imperador e o cristianismo seria a religião oficial do império, o que de fato aconteceu.

Então qual a razão do dia 25 de dezembro transformar-se na data do nascimento de Jesus Cristo, a escolha foi política, todo cidadão romano tinha de acreditar no Deus do imperador, quem não acreditasse era crucificado.

Deste modo, o povo romano acreditava no Sol como Deus, teria de acreditar em um homem judeu crucificado, Constantino precisava de um álibi para mandar matar seus adversários políticos.

Portanto, 25 de dezembro como natal foi determinando para dar legitimidade jurídica ao imperador para eliminar seus adversários políticos.

Sobretudo, os senadores que faziam oposição ao imperador, antes Constantino mandou matar Maximiano, como também o seu cunhado Magêncio.

Com efeito, acreditar em Jesus como Deus era uma aberração para o povo romano, como a fé era uma questão política quem não acreditasse em Jesus como Deus era crucificado pelo império.

Deste modo, o cristianismo transformou-se na grande religião universal, pois o império romano dominou o mundo, obrigando os dominados louvarem a Jesus como Deus, contrariamente eram mortos, a inquisição posteriormente, surgiu para eliminarem os não cristãos.

Por conhecer a história do cristianismo, sobretudo, a história de Roma e do império, não sinto motivado a comemoração do natal como dia do nascimento de Cristo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 24/12/2020
Código do texto: T7143130
Classificação de conteúdo: seguro