Explicação o método dialético de Platão.
Para Platão a primeira etapa do processo de conhecimento, denominada pelas impressões resultadas dos sentidos, responsáveis pelas opiniões que a pessoa tem a respeito da realidade.
Todavia, o conhecimento para ser verdadeiro tem que deixar as impressões sensoriais, a superação das opiniões, penetrando no mundo da racionalidade pura.
Deste modo, atingindo o mundo das ideias na superação da filodoxia, as opiniões, buscando a episteme ou seja, a epistemologia como fundamento científico.
Com efeito, a episteme funciona por meio da dialética que consiste na contraposição de uma opinião com a crítica que deve ser feita, seguido de um diálogo na negação da tese, purificando, superando os erros no desenvolvimento da tese.
Desta forma, qual o motivo da superação da opinião em relação ao conhecimento, a percepção em referência a opinião revela o mundo da alienação a não retratação da realidade.
Assim sendo, as diversidades levam as ilusões, fundamental saímos do mundo sensível com a finalidade de chegarmos a cognição perfeita.
Tal procedimento é possível quando alcançamos a mundo das ideias puras, rompendo com as aparências e as diversidades ilusórias.
Para atingirmos tal dialeticidade através do domínio absoluto do conhecimento, eterno e imutável, o mundo das ideias nos leva ao conhecimento verdadeiro.
Em síntese para Platão o saber é o resultado do conhecimento racional, em defesa do saber científico, fundamentando empiricamente a valoração da cultura racional derivada do mundo das ideias.
Tão somente deste modo, é possível a efetivação da dialética na descoberta da racionalidade pura, por meio a priori das ideias inatas formuladas no cérebro.
Edjar Dias de Vasconcelos.