O pensamento construtivista de Jean Piaget.
Jean Piaget 1896-1980.
Psicólogo e filósofo suíço estudioso da psicogenética, influenciado pela teoria darwinista da evolução das espécies.
Como também pela estrutura neuro científica do cérebro, os mecanismos de funcionamento da memória.
Em síntese um pedagogo construtivista.
Elaborou uma teoria filosófica pedagógica, epistemologizada na psicologia genética, como fundamento aplicado a Pedagogia.
Segundo o seu entendimento científico não existe conhecimento inato.
Do mesmo modo, a priori a existência precede a essência.
Primeiro o indivíduo existe, posteriormente, define-se, na vida real dependendo de múltiplos fatores.
Constitui-se o que será, influenciado pela teoria de John Locke.
Quando a criança nasce, não tem nada registrado no cérebro,
é como uma tábua rasa.
Portanto, o cérebro, semelhante uma folha de papel em branco, a memória absolutamente vazia, o indivíduo será o que for construído em sua memória.
Com efeito, não existe uma inteligência pronta, a mesma é necessariamente um processo de construção, deste modo, define-se a cognição.
A consciência é inacabada por natureza, constrói-se a princípio com os instrumentos do meio.
Significando, portanto, o desenvolvimento do cérebro, respeitando os estágios dos tempos históricos.
As fases distintas consecutivas, até a construção do mundo adulto, deste modo, consecutivamente, a criança é produto do meio linguístico.
Desta forma, a gênese da razão, sempre substanciada ao mundo
afetivo, moral, cognitivo.
A cognição desenvolve tecnicamente, progressivamente, em distintos estágios sucessivos.
Através dos quais a criança constrói e organiza o saber, desenvolvendo juízos de valor.
Portanto, sua epistemologia denominada construção do ensino aprendizagem.
Não é apenas os acúmulos dos processos de sínteses como antes substanciados pela escolástica.
Tudo que resulta da aprendizagem, em seus devidos tempos históricos,
é entendido como consciência construtiva.
O saber com auxílio do professor, a criança vai elaborando seu próprio conhecimento.
Sendo que o mesmo resulta-se de dentro para fora na relação com o meio social.
Para Jean Piaget acepção morfológica da psicologia genética, representa o estudo sistemático, a concepção gnoseológica, o desenvolvimento cognitivo da criança.
Significando, portanto, o gênero da lógica, o mundo empírico perceptivo, de normas e regras morais, a cognição não é inata, construtiva e progressiva.
Piaget como psicólogo funda a pedagogia, estabelecendo os seguintes estágios.
Sensório motor.
As percepções sensoriais do movimento, de zero a dois anos, estágio intuitivo simbólico, desenvolvimento da fala e símbolos.
Portanto, de 2 a 7 anos, estágio das operações concretas, de 7 a 12 anos, representa o mundo da materialidade.
Estágio das operações formais, a partir da adolescência, já trabalha com a lógica formal.
Levantamento de hipóteses, com o uso das operações abstratas.
Em síntese uma breve exposição do pensamento pedagógico de Jean Piaget.
Edjar Dias de Vasconcelos.