O que é a Filosofia do não em Bachelard.

Bachalard magnífico filósofo, físico e químico, formulou uma teoria epistemológica no desenvolvimento das ciências,

Com efeito, defende a tese, que o conhecimento se efetiva por rupturas e aproximação.

Deste modo, formulou a sua grande obra, A Filosofia do não, na demonstração da evolução do saber, mostrando a verdadeira constituição da filosofia como fundamento epistemológico.

Assim sendo, tanto para ciências do espírito, o método da compreensão, a questão fenomenológica da análise, como as ciências da explicação o método da indução, campo da experimentação e comprovação das hipóteses, a sua própria física a teoria da aproximação.

O conhecimento é tão somente aproximativo, isso funciona para física de Einstein, a teoria da relatividade, como a física quântica de ondulação da Heisenberg, a defesa do princípio da incerteza.

Quanto a Bachelard como físico e filósofo sua formulação, o conhecimento é apenas aproximativo.

De Nietzsche a Foucault a história da epistemologia como método de análise.

Para Nietzsche todo conhecimento fenomenológico é produto da subjetividade do espírito, como compreensão da ideologia, produto da cultura, de tal modo, não há análise correta, apenas interpretação ideológica.

Assim sendo, Bachelard tem razão com sua teoria da aproximação, devido a não objectivação do espírito, a objectividade do sujeito a mais absoluta negação da teoria do conhecimento.

Foucault todo de conhecimento é subjetivo, histórico, parcial, político e ideológico, de tal modo, o conhecimento fenomenológico jamais será objetivamente correto.

Em a hermenêutica do sujeito, o saber epistemológico é uma ideologização do sujeito, deste modo, a formulação da verdade como ideologia de domínio econômico, por meio das instituições políticas, de tal forma, comporta o liberalismo econômico.

Foucault é magnífico, entretanto, a reflexão a qual desenvolvo objetiva Bachelard.

Em síntese, em que consiste A Filosofia do não, elaborada por Bachelard, qualquer ciência só desenvolve superando suas aquisições por meio das rupturas epistemológicas.

Motivo pelo qual toda ciência necessita da filosofia no entendimento do método das contradições, no uso da dialética epistemológica.

Com efeito, toda ciência precisa ser aberta, dinâmica, dialética em processo de ruptura constante na superação do dogmatismo e da razão fixa.

Exatamente por essas razões que o neoliberalismo não é um ciência, por ter doutrina fechada presa a um modus ideológico inquestionável.

Portanto, o neoliberalismo é uma mistificação metafísica, filosófica, cujo objetivo o predomínio do capital em relação ao mundo do trabalho, não aceita em nenhuma hipótese a contradição.

Com efeito, o neoliberalismo é um corpo doutrinal que fundamenta na filosofia do inexato como fundamento da verdade.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 25/11/2020
Reeditado em 25/11/2020
Código do texto: T7120015
Classificação de conteúdo: seguro