Classificação filosófica das teorias políticas: Socialismo, Social Liberalismo, Liberalismo Econômico e Neoliberalismo.
Vivemos em país cuja a burrice prevalece, motivo pelo qual vou estabelecer as classificações filosóficas das etimologias políticas.
Quando uma pessoa pode ser classificada com ideologia de esquerda, ao defender o modo de produção socialista, a igualdade absoluta na divisão da renda.
Deste modo, classifica um socialista, neste aspecto o Brasil não tem esquerda, nem mesmo no mundo, o denominado socialismo para todos.
Quando uma pessoa é considerada progressista, ao defender a ideologia política fundamentada no social liberalismo, crescimento econômico com a divisão da renda, no Brasil não existem sociais liberais, com efeito, não têm políticos progressistas.
O referido modelo determina-se como o capitalismo para todos.
Quando um politico é considerado conservador na política, confundido como se fosse progressista ao defender o liberalismo econômico, com relativa divisão da renda, o caso do Lula, Haddad, Ciro Gomes, um capitalismo parcialmente para o trabalhador.
Entretanto, os referidos políticos têm tendência ao social liberalismo, dificultando a compreensão analítica.
Portanto, eles não são esquerdistas, no entanto, parcialmente progressistas, do mesmo modo, o novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sendo o último sem a tendência ao social liberalismo.
Quando o político é considerado ultra conservador, ao defender o neoliberalismo, crescimento econômico, sem a divisão da renda, denominado o capitalismo para poucos.
Portanto, a direita e a extrema direita, caso do Doria e Bolsonaro, ambos têm o mesmo projeto político.
Produção da riqueza da burguesia, com o desenvolvimento da pobreza do proletariado.
Em contraposição, classificar o Lula como esquerdista é a revelação da ignorância cultural do povo.
Com efeito, tipicamente da cultura brasileira, cognição sem conhecimento, espero ter ajudado no esclarecimento das etimologias políticas.
Edjar Dias de Vasconcelos.