Bachelard: Ensaio sobre o conhecimento aproximado.
Bachalard defende a tese que todo conhecimento é tão somente aproximado, o saber totalmente objetivo não existe.
Com efeito, como construir o conhecimento, no uso correto da epistemologização do saber, o primeiro passo combater os obstáculos epistemológicos.
Deste modo, a destruição das representações que entravam o espírito científico do pesquisador, sendo o grande obstáculo o senso comum substanciado na memória cognitiva do sujeito científico, sem a superação do senso comum não se constrói ciência.
Fundamental a eliminação da opinião, entretanto, qual é a dificuldade, o cérebro como mecanicidade funcional é composto de convicções primeiras, as ilusões da memória.
Fazer ciência, é necessário a reformulação da memória cognitiva, em entendimento a formulação do espírito científico.
Assim sendo, a reconstrução do cérebro por meio do método indutivo, a ciência se faz na formação do novo espírito científico, livrando dos conhecimentos preliminares.
Portanto, fundamental o entendimento da psicanálise do conhecimento objetivo, todo conhecimento é apenas aproximado, deste modo, quanto mais aproximado for a epistemologização maior é caráter científico.
Indispensável a superação do conhecimento inconsciente, necessário purificar a razão das ilusões.
Como se dá a evolução para o conhecimento científico, por meio do corte epistemológico.
A ciência não progride de forma contínua, linear, entretanto, por meio da ruptura com os fundamentos anteriores, admitidos pela comunidade científica.
Portanto, o conhecimento efetiva através de um método radical, o novo conhecimento realiza contra o conhecimento anterior.
Desta forma, só há um meio de fazer a ciência avançar, atacar a ciência já constituída, exatamente a proposta pedagógica de Bachelard.
Deste modo, este é novo espírito científico, influenciado pela teoria da relatividade de Einstein e o princípio da incerteza da física quântica de Heisenberg.
O novo espírito científico, deve fundamentar-se no racionalismo indutivo aplicado, dialogando com o campo experimental rompendo com as experiências comuns na determinação do novo saber.
Edjar Dias de Vasconcelos.