O que é o método hermenêutico.
Hermenêutica etimologia de origem grega, arte da interpretação de um texto, seja qual for o referido, portanto, antes de tudo é uma ideologia, o resultado depende da epistemologia escolhida.
Hermenêutica é produto da filosofia está presente em todas ciências do espírito, não nas ciências naturais no uso do método indutivo.
A hermenêutica aplica tão somente a fenomenologia como arte da percepção.
A hermenêutica atende dois modos interpretativos, o epistemológico na interpretação de qualquer texto fenomenológico, o ontológico na análise da realidade.
Etimologicamente, vem do deus grego Hermes, a arte do discurso formulado.
A hermenêutica na Bíblia interpreta as escrituras, o significado da mensagem de Deus.
Na filosofia estuda a teoria da interpretação em diversos campos, literatura, religião, direito e arte, etc.
Hermenêutica filosófica elaborada por Hans-Georg Gadamer, escreveu um livro famoso, Método e verdade, como analisar os textos de forma mais coerente possível, pois o resultado hermenêutico sempre depende do sujeito ideológico.
Para Gadamer, a hermenêutica é uma forma de compreender as ciências espirituais e a história, sempre epistemologizando as interpretações.
Hermenêutica Jurídica é a ciência para entender as normas do direito, do mesmo modo, ideologizando o direito.
Motivo pelo qual o direito precisa ser o mais objetivo possível, aplicação do direito positivista, deste modo, evita uma decisão jurídica fundamentada na ideologia do juiz.
Existem diversas correntes hermenêuticas, portanto, para ser um bom juiz, necessário ter formação não apenas no direito, também em filosofia.
Tentar desenvolver a hermenêutica sem uma boa formação em filosofia, seja qual for o campo, o total desastre epistemológico, a razão pela qual os juízes são contra a criminação do erro hermenêutico.
Edjar Dias de Vasconcelos.