A arte da guerra no aparelhamento do Estado na democracia.
No mundo contemporâneo o poder político é uma guerra fundamentada na democracia, ninguém vence sozinho, deste modo, o poder é compartilhado, vence aquele que tiver a melhor compartilhação.
Deste modo, as vezes para vencer um inimigo comum, fundamental a união de forças antagônicas, o poder sustenta-se em ideologias, modelos de dominação, o Estado é sempre aparelhado.
Todas instituições são aparelhadas, sem aparelhamento não é possível a democracia, do mesmo modo, o Estado de Exceção.
Com efeito, não tem como o Estado não ser aparelhado, desta forma, funciona a democracia em qualquer Estado político.
O Lula foi para cadeia, porque foi ingênuo no aparelhamento do Estado, muito mais a Presidenta Dilma, o Lula é inteligente ele sabe disso, tem capacidade de aprendizagem.
Antes do PT, o governo de Getúlio Vargas aparelhou o Estado erradamente, sobretudo, o poder judiciário, o resultado de uma visão equivocada de estadista, teve que dar um tiro na própria cabeça, o Presidente Lula amargar a cadeia.
O Presidente da República precisa ser muito preparado, Getúlio pode nomear 15 juízes para o Supremo Tribunal, apenas o PT teve semelhante façanha com 12 nomeações.
Ambos deixaram seus opositores influenciarem em suas nomeações, o resultado, Getúlio teve que praticar o próprio suicídio, Lula transformou-se em presidiário.
Os dois Presidentes da República passaram para uma parte do sociedade como marginais, quando foram os melhores Presidentes do Brasil, o aparelhamento errado do Estado, destrói qualquer força política, esquerda ou direita.
A democracia é o governo de interesses diversos, portanto, a manipulação das contradições, vencem as junções mais articuladas no poder, em consonância com as forças políticas, a democracia é a arte de administrar bem os interesses antagônicos.
O PT foi excessivamente democrático com instituições não democráticas, o resultado de tudo isso, a quase destruição da esquerda e a ascensão da direita e extrema direita.
O aparelhamento do Estado não é negativo, toda força política que chega o poder, procura aparelhar o Estado político, é a estratégia de qualquer governo, Federal ou Estadual.
Depois da prisão do Presidente Lula, nenhuma outra força política será democrática no aparelhamento do Estado, a lição do PT, hoje serve de experiência para todos políticos na guerra do aparelhamento do Estado.
A simples escolha de um procurador da República é fundamental para um Presidente não cair em desgraça, o problema do PT foi mais democrático que a própria democracia.
Edjar Dias de Vasconcelos.