Explicação o que é economia comportamental.
Economia Comportamental uma disciplina relativamente nova fundamentada em comportamentos psicológicos manipulados, faz uso da neurociência entre outras ciências, na manipulação do homo economicus.
A verdadeira motivação humana é o dinheiro objetivando o bem estar social, de tal modo, o homem precisa ser racional, buscando um modelo produtivo social concentrador da riqueza.
Com efeito, fundamental a superação de uma suposta racionalidade limitada, impregnada hoje na ideologia politica social liberal, como se a riqueza fosse produzida apenas pelo neoliberalismo.
A racionalidade correta é o mercado sustentado pela economia neoliberal, só o mercado produz riqueza, assim sendo,a possibilidade da ascensão social.
O homem é trabalhado psicologicamente, no uso emocional do desenvolvimento econômico, levando escolhas coletivamente erradas, como se fossem certas, uma delas, o direitismo político como caminho civilizatório.
Assim sendo, o mal do mundo são as forças progressistas, defensoras do social liberalismo, desenvolvimento com a distribuição da renda, por meio do marketing ideológico, as esquerdas são apresentadas ao mundo político como não civilizadoras.
Portanto, a Economia Comportamental propõe-se a compreensão do desenvolvimento econômico, na formatação do capitalismo de renda e não da produção, favorecendo exatamente o capitalismo financeiro.
Deste modo, desenvolve através da motivação psicologia a ideologia da renda concentrada, na perspectiva do capitalismo financeiro, o referido capitalismo produz a riqueza dos capitalistas, entretanto, não o desenvolvimento da nação, em contraposição, a miséria do povo.
Edjar Dias de Vasconcelos.