Vygotsky: Como é construído o pensamento.
Vygotsky e o processo de formação de construção do pensamento, como que a cognição é elaborada pedagogicamente na perspectiva social.
A cultura faz parte da natureza do homem e do processo histórico, molda o funcionamento psicológico humano, estrutura a cognição sapiens.
A cultura se desenvolve ao longo da evolução do homem, A Teoria da Evolução de Charles Darwin.
O que é determinado pelo termo técnico, Filogenético, desenvolvimento da espécie.
Por outro lado, ontogenética, desenvolvimento do sujeito, o que se refere especificamente ao mundo da cultura.
Deste modo, o ser humano é membro de uma espécie biológica, que desenvolve no interior de um grupo de natureza cultural.
Com efeito, o homem é o resultado de uma dupla natureza: biológico e social. A dupla natureza do ser humano, segundo Vygotsky revela se pela constituição do cérebro.
O homem entendido posteriormente, pela neurociência, Antônio Damásio, as estruturas da memória do cérebro.
O cérebro tem uma dupla estrutura herdada geneticamente que é comum a espécie.
Entretanto, o que é genético molda-se com a realidade, as experiências socioculturais do sujeito histórico.
Motivo pelo qual considera que a estrutura o cérebro está disposto à construção e aprendizagem.
O desenvolvimento psicogenético depende do contexto sociocultural, Vygotsky.
O desenvolvimento da construção do saber depende dos instrumentos e dos sistemas simbólicos, a relação do homem com os objetos, mediada pelos sistemas simbólicos.
O aspecto psicológico humano possibilita antecipar, planejar e criar novas situações culturais.
Vygotsky opera com sistemas simbólicos permitindo ao desenvolvimento da abstração, generalizando possibilita salto qualitativo, na construção do saber.
O universo cultural favorece as funções mentais, para o desenvolvimento da construção do saber.
Com efeito, as representações da realidade baseiam no uso dos sistemas simbólicos, a própria realidade, construída de fora para dentro.
Num processo de internalização constante, apreensão do sujeito por meio da socialização das produções históricas culturais, resultadas do conjunto da humanidade.
Nesse mecanismo descrito, é fundamental o papel da linguagem, que proporciona a relação, entre sujeito e objeto.
A linguagem como função tipicamente Humana, apresenta dois pontos básicos: a interação social e comunicação entre as pessoas.
O outro aspecto generalizador, compartilhado entre usurários ao longo do processo, o desenvolvimento da formação dos conceitos, respeitando as fases constitutivas da criança.
Especificamente, os conjuntos sintéticos na formação do pensamento complexo, fundamentado em situações concretas.
A formação dos conceitos elaborados com ligações lógicas,
esse mecanismo não é linear, sofre influências do contexto histórico cultural do sujeito.
Vygotsky destaca dois tipos de conceitos: os cotidianos e os científicos. Os cotidianos são espontâneos, desenvolvido nas atividades práticas das crianças, em suas iterações imediatas.
Parte da experiência para o mecanismo cognitivo. Portanto, ascendente, em defesa do processo da abstração.
Os científicos são diferentes, pois são transmitidos em situações formais, pelo mecanismo de ensino e construção da aprendizagem.
Inicia-se com proposições verbais, expandido com leituras,
sua definição é diferente, pois é descendente, parte de uma definição geral, Para a compreensão.
Vygotsky apresenta considerações a respeito da teoria cognitiva, diferentes culturas produzem modos diferentes para o funcionamento do cérebro, com efeito, a instrução escolar é indispensável, no desenvolvimento dos processos de sínteses.
Edjar Dias de Vasconcelos.