A percepção como ilusão do sujeito cognitivo
Muito difícil viver em um país de gente sem cultura, particularmente cansei, o latino americano é ignorante, talvez pelo fato de ter como fundo cultural o cristianismo.
Com efeito, é fundamental o desenvolvimento do ateísmo epistemológico, entretanto, como ser ateu epistemologicamente, quando é necessário ter visão científica em todos os campos das ciências.
Deste modo, é possível pensar a realidade indutiva na perspectiva das ciências naturais, entretanto, na fenomenologia não, em razão do uso da hermeneutica na interpretação dos fatos.
O fenômeno da hermeneuticização na interpretação é ideológico, sendo desta forma, a verdade é apenas uma suposição, não é sem razão que Nietzsche refletiu, a verdade é um fenômeno cultural como produção ideológica.
Com efeito, não existe percepção correta, não sendo possível o entendimento, a linguística é um equívoco epistemológico.
Portanto, como compreender o mundo fenomenologicamente, tal propósito não é viável nas ciências do espírito.
Kant antes de Nietzsche já tinha entendido, que o sujeito não conhece os objetos, impossível conhecermos as coisas em si mesmas, devido a não existência do ser em si.
Tudo que sabemos a respeito das coisas, só conhecermos como percebemos, entretanto, a percepção é ideológica, depende de como está estruturada cognitivamente a memória.
Com efeito, a percepção não resulta do conhecimento do sujeito epistemologizado, podemos conhecer os fenômenos ideologicamente, entretanto, jamais cientificamente.
Os objetos aparecem para nós não como eles são, entretanto, como está estruturada a memória sapiens, a percepção é produto da memória sinteticamente projetada.
Assim sendo, a percepção é um equívoco de produção hermenêutica, toda compreensão é a verdade negada, perceber é enganar se, o sujeito pensa que sabe fenomenologicamente.
Para Foucault, não existe verdade sendo a referida a logocentrização ideológica da memória, o saber epistemológico aplicado a fenomenologia, apenas projeção cognitiva.
A verdade é subjetiva, parcial, fragmentaria, cultural e histórica, o homem cognitivamente não tem certeza do conhecimento fenomenológico.
Deste modo, a percepção é um equívoco hermenêutico, como produto da alienação da estrutura cognitiva, como perceber quando a razão é instrumentalizada erroneamente, a verdade simplesmente produto do equívoco.
Com efeito, não existe percepção, tudo que percebemos, apenas uma representação interpretativa, distante da realidade dos fatos.
O conhecimento objetivo tão somente das ciências da natureza, a respeito das ciências do espírito, a verdade como percepção, simplesmente não existe devido a parcialidade do saber interpretado, não há compreensão científica dos fatos fenomenologicamente representados.
Deste modo, é a hermeneutica pelo menos em parte é ilusória.
Edjar Dias de Vasconcelos.