A CLARIVIDÊNCIA DO "SPUTNIK" PELOS MUNDOS DAS LUAS...

Ele é História!

Consta ser um palavra de origem búlgara e significa satélite.

Está na astronomia, na astrofísica, no jornalismo, na iluminação das artes e agora até nas vacinas, em alusão ao inédito projeto "Sputnik" dos Russos.

Quem chegará primeiro na manutenção da vida?

Quem nos devolverá a liberdade de respirar?

Quem no mundo levará o troféu de "satélite do conhecimento que salvou a Humanidade do século XXI?'

Enquanto isso, claro, a arte no geral, é essencial posto que é como um satélite que nos leva aos MUNDOS DAS LUAS! Ainda bem!!!

É como um respiro ao espírito!

Segue um link abaixo do texto para quem curte arte plástica e música, logo ali , no site da Filarmônica de Paris, na mostra de alguns dos grandes artistas plásticos do mundo que foram influenciados pelo amor à música. Olha isso!!

Dentre eles: PICASSO E MARC CHAGALL.

Marc Chagall, um dos meus favoritos, inclusive, fez os dois grandes murais em homenagem À PRIMEIRA ARTE, os que decoram com suntuosidade o Hall do Met Ópera House do Lincoln Center de Nova York.

É como uma majestosa introdução plástica ao mundo encantado da música!

"THE TRIUMPH OF MUSIC" e "THE SOURCES OF MUSIC" iluminados com enormes onze lustres de cristais que levam o "design" do satélite do "projeto sputink" e que foram doados ao "Met/NYC" por Viena, em agradecimento ao auxílio americano à reconstrução dum Museu Austríaco destruído na tragédia da segunda grande guerra.

A obra de Marc Chagall, com um colorido subliminar frugal e poético que inspirou suas obras, representa com delicadeza encantadora as sutilezas simples da vida.

Ele gostava do campo, da natureza, e tal é reverenciado na sua pintura.

Todavia os valores das suas obras não são nada simples: Consta que a reforma do Hall do Lincoln Center, há cerca de onze anos atrás, contou, como garantia de fluxo de caixa, com duas de suas obras no valor de vinte milhões de dólares!

Sou da opinião que, embora arte não tenha valor que lhe pague, assim como a multidisciplinaridade de todos e quaisquer talentos, há um certo superdimensionamento relativo do seus custos quando olhamos as condições atuais tão deletérias das vidas pelo planeta.

Afinal, no leilão das existências...quanto valeria a vida?

Alguém, pelo amor de Deus, daria um pouquinho a mais?

Não entendo nada desse mundo, confesso.

Nesse satélite do tempo, devo pertencer ao mundo da lua.

Que é bem mais aprazível...

Fonte de dados Artnetgalleries/Google

Site para navegação

https://philharmoniedeparis.fr/en/musee-de-l