Platão: A teoria do mito da caverna, matéria para redação de vestibular.
Platão, filósofo helênico formulou uma alegoria, conhecida como mito da caverna, cujo objetivo, explicar como formata o conhecimento epistemológico.
Deste modo, a fundamentação do saber científico, como efetiva a processualidade do conhecimento.
Para Platão o ser humano encontra prisioneiro de uma caverna, o que é a caverna?
O modus operandi da razão sapiens, como está estruturada ideologicamente a memória cognitiva.
Assim sendo, o homem permanece de costas para abertura luminosa de frente, entretanto, preso a parede escura de fundo.
De tal modo, o homem é o seu cérebro, representado pela escuridão, motivo pelo qual o homem contempla a escuridão, como se o escuro fosse seu mundo de luz.
Portanto, não consegue perceber a parede de fundo, suas projeções como se a realidade fosse objetiva, assumindo as ilusões como se fossem mundos reais.
A realidade é com efeito, o engano, deste modo, o funcionamento da razão logocêntrica.
O homem assume as ilusões como se não fossem as sombras da realidade, como entendimento da realidade objetiva.
Motivo pelo qual o homem precisa fugir da caverna, objetivando atingir a luz da realidade, desta forma, superando as ilusões.
O homem acostumado com as sombras, pensa que a realidade não é a escuridão, assim sendo, não consegue entender hermeneuticamente, o mundo real.
Com efeito, o homem não compreende o mundo fenomenologicamente, através da razão cognitiva, o sujeito da cognição perde-se nas ilusões do objeto.
Deste modo, o entendimento é a própria ilusão.
Edjar Dias de Vasconcelos.