Uma breve história do santuário do Caraça.
O caraça pertence aos padres Lazaristas, uma ordem francesa, estudei com os padres Lazaristas.
Seminário menor, ao término do segundo grau, um ano de propedêutica, Filosofia, Psicologia e História Puc de Belo Horizonte, dois anos de noviciado, parte no convento do Caraça, Bacharel em Teologia, Petrópolis e São Paulo.
Além do noviciado no Caraça, participei de muitos retiros neste convento, sendo que estava lá em minhas férias de estudante, sempre ajudando os padres a domesticarem lobos selvagens.
Como nasceu o Caraça, na metade do século XVIII, irmão Lourenço instalou-se no Caraça, fundando um centro de evangelização.
Quem foi irmão Lourenço? Da família dos Távoras, a família Távora tentou matar D. José I, pelo fato que o rei envolveu com uma mulher da família.
Portanto, todos foram mortos por Marques de Pombal, exceção de Lourenço que fugiu para o Brasil, ficando rico com exploração de diamante em Mariana, comprou o caraça uma grande fazenda de 14 mil Hectares. O caraça é cheio de mineiros.
Irmão Lourenço funda o caraça, um santuário, lugar de oração, já velho e doente, faz uma doação a coroa portuguesa, pedindo a D. João VI que o santuário seja doado a uma Congregação religiosa.
Irmão Lourenço doente, perto da morte, desesperado, tinha medo que o santuário acabasse com a sua morte, quando Nossa Senhora apareceu em pessoa para o irmão Lourenço e disse, Lourenço, fique tranquilo, brevemente os missionários virão para o Caraça.
Deste modo, através de D. João VI os Lazaristas chegaram ao Caraça, transformando o santuário em convento e colégio, sendo o primeiro colégio da América do Sul, um dos melhores colégios do mundo.
Por lá passaram milhares de seminaristas, formando mais de 500 padres e muitos bispos, como também grandes intelectuais, eu tive o privilégio de fazer parte do meu noviciado no convento do Caraça.
Hoje o Caraça é apenas um santuário, muito famoso devido aparição de Nossa Senhora.
O caraça é um dos lugares mais bonito do mundo.
Edjar Dias de Vasconcelos.