Edjar Dias de Vasconcelos, a razão pela qual tirei nota máxima no exame Univera.

Eu, Edjar Dias de Vasconcelos, tirei dez no exame Univera, tirar dez no exame univera é praticamente impossível,.

O meu exame não foi escrito, entretanto, oral, respondi sessenta teses tomadas dos principais assuntos do currículo teológico.

Tais quais: Sagrada Escritura, Teologia Fundamental, Dogmática, Teologia Moral, Liturgia, Direito Canônico, Hermenêutica, entre outras disciplinas.

As sessenta teses foram transformadas em 100 perguntas, com duração de três horas, respondi todas corretamente, com avaliação máxima nota dez.

Quem consegue avaliação máxima no Exame Univera, é denominado eclesiasticamente, o senhor Univera, tal é o respeito, Univera uma etimologia do latim, aquele que tem o conhecimento total.

O exame Univera é também denominado de exame Universa Theologia, pouquíssimas pessoas no mundo eclesiástico conseguiram nota dez, em dois mil anos do cristianismo, incluindo os grandes doutores, bispos, arcebispos, cardeais e papas.

Após o Bacharelado em Teologia, o estudante simplesmente não tira dez, para os gênios são reservados nota 9.

O aluno que consegue dez no exame Univera é contemplado, admirado, como se fosse Deus.

Entretanto, qual a razão de tirar dez no exame Univera, era novinho, estudava no seminário menor, cidade de Campina Verde Triângulo Mineiro.

O padre diretor do seminário menor disse Edjar, você será mandado embora do seminário por incapacidade acadêmica.

Chorando fui até ao padre Felix Obrzut, diretor do colégio, um homem santo, sábio e generoso, pedi para que não deixasse que me mandasse embora do seminário.

Padre Felix respondeu Edjar ninguém vai lhe mandar embora, conversou com os demais padres, deste modo, não fui mandado embora do seminário.

Apertei a mão do padre Felix chorando e disse, prometo ao senhor de ser o melhor aluno desta ordem religiosa.

Padre Felix passou a ser meu professor particular, ainda contratou outros professores me ajudando em tudo.

Muitos anos depois, após formar em Filosofia e Psicologia pela Puc de Belo horizonte, dois anos de noviciado, parte no convento do Caraça ao término do Bacharelado em Teologia, fui fazer o exame Univera.

O padre do seminário menor ao saber da avaliação máxima me deu os parabéns, não lhe fui gentil respondendo recuso a vossa homenagem.

Quando o senhor quis me mandar embora, por suposta incapacidade cognitiva, olhei para o vosso rosto e pensei esse padre é estúpido, burro e vaidoso, completei não tenho nenhum apreço pela vossa pessoa.

Posteriormente, entreguei a nota dez do exame Univera ao padre Felix em agradecimento.

Entretanto, revelei ao padre Felix que durante anos estudava desesperadamente com objetivo de tirar dez no exame Univera, como forma de gratidão a bondade dele.

Padre Felix chorou de alegria me abraçando, agradeceu dizendo muito obrigado Edjar, respeitosamente beijei a sua mão, poucos anos depois, padre Felix morreu.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 27/07/2020
Reeditado em 27/07/2020
Código do texto: T7017902
Classificação de conteúdo: seguro