Uma comparação hermenêutica: Gadamer, Foucault e Paul Ricouer.

Estudante de filosofia, Puc Minas Geais, meu empenho em entender a hermenêutica aplicada a fenomenologia, ao estudar a hermenêutica de Paul Ricouer, 1913-2005, o conflito das interpretações, Interpretações e Ideologias.

Posteriormente, comparando com A Hermenêutica do Sujeito, Foucault 1926-1984, encantei com a veemência da referida obra, razão pela qual aproximei de Hans Georg Gadamer, 1900 - 2002.

Entretanto, para compreender Gadamer, tive necessariamente que estudar Wilhelm Dilthey 1867-1893, como também Marx Weber 1864-1920, estudei a epistemologia da compreensão, metodologia aplicada a fenomenologia ciência do espírito.

Dilthey desenvolve a epistemologia da compreensão contrariando a metodologia da explicação formulação de Émile Durkheim 1858-1917.

Sendo que o método explicativo resulta do positivismo logico, o uso da episteme indutiva aplicada a fenomenologia, o que hermeneuticamente é improcedente.

Dilthey o criador das ciências do espírito, aplicação da teoria da compreensão ao mundo fenomenológico, Durkheim sociologia lógica como produto das ciências da natureza.

Deste modo, não existe objetividade nas ciências fenomenológicas, são apenas compreensivas e não explicativas, a explicação como método epistêmico, pertence apenas as ciências empíricas na comprovação das hipóteses.

Como refletiu Foucault as ciências fenomenológicas, são subjetivas, ideológicas parciais, fragmentárias, históricas, culturais e interpretativas.

Assim sendo, Paul Ricouer estava correto em sua análise ao entender a hermenêutica como conflitos ideológicos, toda interpretação fenomenológica é essencialmente ideológica.

Como epistemologizou Nietzsche, não há fato fenomenológico, existem apenas interpretações culturais, desta forma, todo entendimento é uma ideologização.

Com efeito, a exuberante hermenêutica formulada por Paul Ricouer, o mundo funciona por multiplicidades ideológicas.

Gadamer só é possível o conhecimento fenomenológico, por meio da metodologização hermenêutica, o conhecimento do espírito resulta através da interpretação.

Portanto, afirmando Nietzsche, toda interpretação é cultural, assim sendo, o conhecimento é fenomenologicamente interpretativo, a hermenêutica só é possível na utilização de algum método.

Com efeito, em seu magnifico trabalho epistemológico, Verdade e Método, a interpretação depende do método hermenêutico utilizado na análise.

Deste modo, o que pensa um neomarxista a respeito da realidade fenomenológica, absolutamente diferente do que pensa um neoliberal.

Assim, consecutivamente, as diferenças das diversas hermenêuticas, de tal modo, não há objetividade fenomenológica na interpretação, apenas subjetivações ideológicas.

Os três maiores hermeneutas do mundo, Gadamer, Paul Ricouer e Foucault, entre eles uma concordância hermenêutica, toda interpretação é uma produção ideológica do fato interpretado.

Desta forma, todo entendimento fenomenológico representa apenas uma interpretação subjetiva da compreensão do fato.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 23/07/2020
Reeditado em 23/07/2020
Código do texto: T7014504
Classificação de conteúdo: seguro