As características de uma pessoa depressiva: Como sair da depressão.
A pessoa depressiva sempre com um quadro de tristeza permanente, entende-se desvalorizada permanentemente.
Com sentimento de culpa contínua, incapacidade para poder sentir prazer, não tem alegria.
Deste modo, a vida é vazia, não tem sentido a existência, a pessoa depressiva imagina como peso para família.
Pensa o suicídio como alívio para si e para família, muito negativa constantemente.
Não consegue ver futuro referência ao mundo, ausência de perspectiva em relação a vida, tem como finalidade a destruição da referida, planeja a própria morte.
Cognitivamente com retardo motor, sente preguiça, muito cansaço, não tem energia no corpo, muito menos na cognição.
O pensamento é lento, não consegue concentrar, incapacidade de memória, sem vontade para o mundo do trabalho, deste modo, sem iniciativa.
Com insônia com permanente sonolência, a referida está relacionada com estado depressivo.
As vezes diminui o apetite, sem prática da vida sexual, sempre com mal estar, com questões digestivas permanentes, dor no peito, taquicardia, imaginando que pode morrer a qualquer momento.
O depressivo prefere isolar na própria casa, distanciado do publico, inseguro não consegue andar sozinho, necessitando da proteção familiar.
O doente precisa entender que só ele poderá curá-lo, eliminando o seu estado psíquico depressivo, superando as diversas memórias negativas, esquecendo as causas da doença.
Para tal é fundamental a reconstituição do cérebro, destruindo as memórias negativas, na perspectiva da criação de memórias positivas, com a ajuda do psicólogo.
Alguns procedimentos necessários, esquecer o passado, superando o rancor, exercício físico, indispensável viver situações positivas afetivas, alimentar bem, repouso adequado.
Criar momentos agradáveis como forma de valorização do presente, entendendo que a cura depende exclusivamente da vontade de melhorar, eliminado a doença.
Edjar Dias de Vasconcelos.