Primo Machado de Vasconcelos, origem dos Vasconcelos e da família Batista de Itapagipe Minas Gerais.

Primo Machado de Vasconcelos, 1888-1975, Itapagipe Triângulo Mineiro, Filho de Manoel Adriano Machado de Vasconcelos, casado com Maria Fortunato Machado de Vasconcelos.

Primo foi meu bisavô, casado com Maria Bilica Batista de Vasconcelos, sendo que Maria Bilica era irmã Manoel Batista, casado com Tereza Bonito Batista, meus bisavôs por parte da minha mãe.

Deste modo, sou Batista duas vezes, conheci Primo e Maria Bilica, recordo que Primo era alto, possivelmente 1.88 tinha olhos verdes, cabelo amarelo, Maria Bilica altura mediana, olhos azuis e cabelo preto.

Primo teve várias irmãs e irmãos, conheci os irmãos e irmãs do meu bisavô, a minha bisavó Maria Bilica, conheci o seu irmão Manoel Batista, que era também o meu bisavô por parte da minha mãe Alicia Dias da Silva, filha de João Dias da Silva e de Ana Batista de Jesus.

Conversava com o meu bisavô Primo, em uma das conversas recordo muito bem o que ele me disse, que dividiu suas terras em vida com suas filhas e filhos, eles dizem meu querido Edjar que sou ruim, referia seus genros que eram pobres.

A minha avó Maria Gumercinda de Vasconcelos, branca de olhos azuis, ganhou uma boa fazenda, como demais irmãs e irmãos, minhas tias e tios avôs casaram com pessoas pobres, alguns descendentes de escravos.

Eles passaram a não gostar do meu bisavô depois que receberam um bom patrimônio, foi quando tive noção o quanto as pessoas são ingratas.

Relato o que estou escrevendo para os descendentes dos Vasconcelos e Batista da cidade de Itapagipe Minas Gerais.

Todos Vasconcelos de Itapagipe são parentes, remontam as figuras de Manoel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunato de Vasconcelos.

Do mesmo modo, a família Batista as pessoas de João Batista e Maria Batista, sendo João Batista e Maria Batista os pais de Manoel Batista o meu bisavô materno e Maria Bilica Batista de Vasconcelos, minha bisavó por parte do meu pai, Nicomedes Costa de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 18/07/2020
Reeditado em 18/07/2020
Código do texto: T7009222
Classificação de conteúdo: seguro