O que foi a Revolução Gloriosa na Inglaterra.

O parlamento inglês com medo do absolutismo resolveu de vez acabar com o futuro político do rei Jaime II.

Assim sendo, estabeleceu um acordo com o príncipe holandês Guilherme de Orange, casado com a filha de Jaime II, Maria Stuart.

A ideia do parlamento a destruição da monarquia conservadora, tal propósito efetivado pela burguesia revolucionária na destruição do Antigo Regime.

O acordo oferecia a Guilherme de Orange o poder, no entanto, teria que respeitar os poderes do parlamento, deste modo, realizou a Revolução Institucional.

A referida Revolução, conhecida por Revolução Gloriosa 1688-1689, caracterizada por uma luta entre as tropas de Jaime II e Guilherme de Orange com auxílio das tropas do parlamento, o rei foi derrotado.

Com o título de Guilherme III, Guilherme de Orange assumiu o trono inglês, entretanto, foi obrigado assinar a Declaração de Direitos, a limitação do poder do rei.

Deste modo, foi estabelecido a superioridade da lei sobre o desejo do rei, na prática o fim do absolutismo como poder.

Após a referida Revolução definido a monarquia parlamentar na Inglaterra, sendo que o rei reina, entretanto, não governa.

Portanto, consolidada a democracia representativa, a serviço do liberalismo econômico, como produto da Revolução Industrial.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 18/07/2020
Reeditado em 18/07/2020
Código do texto: T7009068
Classificação de conteúdo: seguro