O que é o calvinismo como religião.
Joao Calvino, França 1509-1564, considerado herege na França 1534, fugiu para Suíça, fundando o protestantismo calvinista.
Em 1536 publicou a sua principal obra, A instituição da religião cristã, na qual afirmava que o homem estava predestinado merecer o céu ou inferno.
Deste modo, deus escolhe algumas pessoas para serem eleitas com direito ao céu, outras condenadas definitivamente ao inferno.
Qual é o sinal da predestinação do homem, a riqueza, sendo assim, a pobreza é entendida como ausência de deus na vida da pessoa, a pessoa é pobre pelo fato de não ser escolhida por deus, não em decorrência do capitalismo.
Interessante a ideologia calvinista, hoje os ateus em países sociais liberais são os ricos, deste modo, os ateus seriam os preferidos por deus.
A pobreza uma maldição satânica, motivo pelo qual a nobreza era considerada divina, hoje a burguesia em certas ideologias protestantes.
O calvinismo uma ideologia religiosa associada na época a defesa do liberalismo econômico, a legitimação da dominação burguesa a classe trabalhadora, contemporaneamente, a ideologia calvinista defende o espirito do capitalismo fundamentado no neoliberalismo.
Os ricos salvam os pobres condenados definitivamente ao inferno, entretanto, qual deve ser o fundamento de qualquer religião cristã, a Cristologia ou seja os ensinamentos de Cristo.
O que ensinava Jesus Cristo, só os pobres serão salvos, é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no céu, isso significa que o rico vai para o inferno.
Sendo assim, o Calvinismo do ponto de vista da predestinação é contrário ao ensinamento de Jesus Cristo, o calvinismo teologicamente não está em consonância com o evangelismo pentecostal, uma religião de pobres usados politicamente em defesa do neoliberalismo.
Edjar Dias de Vasconcelos.