REnato (II) - Datas: 09/10/1940 – 31/07/2014

O primeiro artigo que escrevi sobre essa pessoa, não tem o mesmo título, mas como o meu foco é retratá-la, considero como sendo um segundo artigo a seu respeito. Então, prossigamos.

REnato, etimologicamente, quer dizer REnascido, nascido de novo. Não tão mitologicamente quanto a ave Zênite, que renasceu das cinzas!

REiteradas vezes REpetia frases e ideias, em sala de aula, atuando como Educador na matéria da língua inglesa, no GDCC, de sua terra natal, nos idos dos anos 70 em diante! Professor é assim mesmo, tem que REpetir, já que esta é uma das leis do ensino e do aprendizado!

Sabemos, pela História, que a Espanha guerreou com a Inglaterra, mas ele, também conhecendo tal fato, não “estava nem aí” para aquele impasse e evento sanguinário, porque, sendo descendente de espanhóis, também ganhava a vida divulgando o idioma britânico. (“Nada a ver!”, como diz a nina da “Praça é nossa”). Ou nada em contrário!

Fazendo jus à etimologia de seu nome, a história de sua vida política, fê-lo REpetir a ascensão à cadeira de Chefe do Executivo Municipal (Município de Muniz Freire (ES), sendo eleito por duas vezes naquele cargo, ocorrendo tudo nos moldes da Lei, com duas campanhas, duas eleições, duas diplomações e, consequentemente, dois mandatos.

Em seus REiterados caprichos para com a cultura e seu REnitente gosto pelos fatos e pessoas do passado, discorreu anos e anos REformando as coisas e objetos de um velho prédio (Casa da Cultura, que leva seu nome, merecidamente), graças ao reconhecimento da população e da Câmara Municipal daquele Município já referido e o incentivo indispensável da Educadora Ercília Maria Pastore. Quantas fotos, quantas tralhas antigas, mas de valor inestimável para a memória e cultura daquela gente, parte integrante do “Entorno do Caparaó”, foram revivescidas, catalogadas, encadernadas, envelopadas e carinhosamente guardadas em espaços condizentes com seu tamanho e natureza, pelo laborioso Renato Chrispim Aguilar?

Passou o REstante de sua vida REtocando as coisas, REnovando ideias (pois sempre as teve em abundância) e ainda cultivou, ao longo de sua boa (para não dizer longa) existência, REfazendo amigos.

Nem mesmo este articulista, um de seus ex-alunos, sabia que iria escrever dois artigos sobre ele, e, ambos os artigos seriam inseridos no blog “REcanto das letras”, na Internet.

O primeiro artigo que este articulista escreveu em sua vida, foi “Neste amanhã do otimismo infinito”, (vide o referido blog), cuja cópia dei ao REnato de presente, que, ao recebê-la, o fez com alegria estampada no rosto e, de quando em vez se referia a esse artigo com satisfação por tê-lo agraciado. Esse tal artigo, escrevi-o, logo após terminar o curso do 2º grau (em 1976).

Acredito também que, se ainda estivesse em nosso meio e, por acaso encontrasse seu município querido em frangalhos, REinventaria fórmula mágica de sucesso, para REerguê-lo em meio às crises e pandemias que atualmente abate nossa sofrível REpública!

Jerônimo Monteiro (ES), 02 – 07 – 2020

Fernandinho do forum