A dialética da terceira exclusão ou lei do terceiro excluido.

Em latim classico, principium tertii exclusi ou tertium non datur, a exclusão da contradição na terceira proposição.

O que é a terceira exclusão em Aristóteles, afirmação da primeira proposição na segunda proposição, a partir do princípio da identidade, de tal modo, a exclusão da terceira proposição, na afirmação do contraditório.

Todo homem é racional, João é homem, logo João é racional, deste modo, funciona a lógica dedutiva formal, não é admissível uma terceira proposição que não seja coadunável com as duas primeiras.

Sendo assim, contrariamente, a terceira proposição não seria verdadeira, desta forma, articula o discurso linguístico na perspectiva aristotélica.

Portanto, sendo a terceira proposição afirmação das duas primeiras, na racionalidade cartesiana.

A lógica formal aristotélica, aplicada na racionalidade cartesiana, do mesmo modo, também aplicada na lógica indutiva, não apenas na racionalidade fenomenológica.

A primeira formulação fundamenta se no princípio da identidade, a segunda sustenta-se na lei da não contradição, do mesmo modo, a terceira, a fundamentação epistêmica do discurso epistemologiza-se na autenticidade.

Portanto, a terceira formulação, só pode ser afirmativa, na defesa da sistematização epistemológica.

Qualquer outro raciocínio, não seria lógico, sendo assim, atenderia essencialmente a lei do terceira exclusão, entendido como terceiro excluído.

.

Com efeito, o que é verdadeiro não pode ser falso, no desenvolvimento do sujeito hermenêutico, de tal forma, muito difícil pensar e escrever com lógica, no recurso da dialética cartesiana, como produção aristotélica.

O que é entendida como lógica proporcional, aplicada ao fundamento da matemática, como instrumento das demais ciências, do mesmo modo, na linguística.

Princípio declarado como axioma perfeito.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 01/07/2020
Reeditado em 01/07/2020
Código do texto: T6992993
Classificação de conteúdo: seguro