É um fato que a História está sendo sempre reescrita. Mas essa revisão só é realmente respeitável e duradoura quando é fruto de novas descobertas na área da pesquisa histórica que venham acrescentar e elucidar fatos históricos obscuros ou incompletos.
Sempre que essa revisão é feita somente em bases idelógicas ela se torna injusta e destrutiva. Isso porque a ideologia se impõe no presente e não tem insenção de ânimo necessária para ter uma interpretação real do passado.
É certo que em qualquer tempo o presente sempre se impõe mas a História é a compreensão do passado mesmo para os estudiosos imbuidos dos valores de sua época.
Ninguém pode negar que o colonialismo foi nefasto para grande parte do mundo e sua base ideológica era o racismo. Mas querer tirar das praças públicas monumentos em homenagens a grandes figuas nacionais porque elas comungavam com as idéias da sua época é uma coisa absurda e até repugnante.
Isso porque estão vendo esses personagens históricos somente sob um prisma, não lhes atribuindo qualidades, somente porque eram imbuidos dos valores do seu tempo e estes são negados na atualidade.
É preciso abservar qua a Antropologia já mostrou que o etnocentrismo, de onde em parte na Europa se originou o racismo, é comum a todos os povos da Terra. Por outro lado, os ditos "povos primitivos" viviam em guerra se impondo através da força. Os índios no Brasil, nos tempos coloniais são um exemplo disso.
As guerras civis nos países africanos de hoje são resultados de rivalidades étnicas que já existiam antes do colonialismo.
Se o europocentrismo venceu foi pela superioridade bélica e não porque os europeus fossem melhores ou piores do que os povos conquistados.
É claro que os vencidos queiram protestar ou até se vingar contra tanta exploração e discriminação de que foram e ainda são vítimas. Porém destruir estátuas não é a melhor forma de se fazer isso.
E o mais temeroso é que com essa nefasta revisão histórica esses atos destrutivos se irradiem e contaminem a cultura como um todo.
E aí nós é que vamos ser vítimas dessa censura negra, nos mergulhando numa longa noite de trevas sem saber quando nem como sair.