A deformação do caráter fundamenta-se na ideologia política, neoliberal.
O homem é a sua ideologia, ninguém consegue ser diferente da ideologia, quando a pessoa não tem ideologia é manipulada.
O povo não tem ideologia, portanto, produto da manipulação cultural ideológica, pensar na mudança cultural, ideológica, individual, perda de tempo.
Não se iluda o homem é a sua ideologia, o caráter é ideológico, político e econômico.
Deste modo, o caráter neoliberal é um caráter essencialmente deteriorado, tem como objetivo enganar e explorar o povo, ingênuo, inocente sem cognição desenvolvida.
Ausência do espírito crítico.
O caráter neoliberal é social e deteriorado, serve a dominação política e econômica, a ideologia do capitalismo financeiro.
Sou formado em filosofia, psicologia e história, tenho bacharel em teologia, exame univera com avaliação máxima, entendo de filosofia política e de psicanálise.
Assim sendo, compreendo a história política através do desenvolvimento da cultural das nações, as ideologias políticas.
Portanto, o caráter é deteriorado em consonância com modelo político econômico.
O único modelo político que o povo tem caráter ético, fundamenta-se no social liberalismo.
O neoliberalismo é fundamentalmente uma ideologia de direita, toda ideologia de direita, é anti humanista, sempre a representação do caráter deformado, pois objetiva com o desenvolvimento econômico a desigualdade social.
Motivo pelo qual quer tomar o Estado, para institucionalizar a corrupção, transformando o roubo em legalidade e o caráter deformado, como em caráter aceitável juridicamente.
Não existe caráter bom, quando o desenvolvimento civilizatório não é justo, motivo pelo qual o caráter adequado é produto do modelo social liberal.
O caráter é sempre produto de um modelo político de Estado, quando a ideologia de Estado defende implicitamente a exclusão social, a própria ideologia política é a manifestação do caráter deteriorado.
Portanto, quanto mais neoliberal for um Estado político, maior é a deformação do caráter, o melhor caráter manifesta-se no humanismo, fundamentado no princípio da igualdade.
Razão pela qual as sociedades sociais liberais, o povo tem bom caráter, os países sociais liberais.
Com efeito, o caráter deformado não é de uma pessoa, entretanto, da civilização, sendo que a nação inteira tem o caráter cultural deformado.
Deste modo, explica-se a deformação do caráter, hermeneuticamente.
O caráter deformado é produto liberalismo econômico, hoje neoliberalismo, a nação é deformada, não existe reforma individual do caráter.
Fundamental mudar a sociedade na perspectiva da criação de um capitalismo para todos, possível apenas no social liberalismo, jamais no neoliberalismo.
A construção de uma sociedade na perspectiva da equalização social, sustenta-se no bom caráter social civilizatório.
Edjar Dias de Vasconcelos.