Quem foi Karl Marx, qual sua importância para entender o movimento bolsonarista no Brasil.

Karl Marx 1818-1883, famoso em razão da magnífica descoberta, não é a consciência que determina o seu ser social, mas, ao contrario, é o seu ser social que determina sua consciência.

Razão pela qual Marx nunca acreditou no lumpen proletário, expressão em alemão lumpenproletariat, o submundo do capitalismo.

O indivíduo não tem consciência racional crítica, exatamente porque a sua consciência é produto do seu ser social.

Entretanto, quem foi Karl Marx, judeu, rico e crítico, casou com uma mulher bonita e rica.

Certa vez Marx disse, qual a razão de querer destruir a ideologia do liberalismo econômico, se toda riqueza da minha família é resultada do capitalismo.

Em resposta, simplesmente pelo fato de ser humanista, o motivo de combater a exploração do trabalhor, não existe riqueza sem trabalho.

Marx estudou direito, filosofia, história, sociologia, política e economia, entretanto, formou em filosofia com doutorado na referida disciplina.

Marx quis ser professor universitário, entretanto, impedido devido o seu pensamento epistemológico.

Foi ser jornalista, todavia, nunca deixou de estudar, entre 1843 e 1848, Marx efetivou uma crítica veemente destruindo a filosofia idealista de Hegel, sobretudo, o método da dialética, o seu espírito capitalista.

Tomou conhecimento da literatura socialista da época combatendo o socialismo utópico de diversos autores.

Estudou também Adam Smith, compreendendo a natureza do Estado moderno, como fruto da Revolução Industrial, produto da ideologia do liberalismo econômico.

Marx foi também o fundador da sociologia científica, como produto da história crítica, sempre reconheceu a filosofia como um grande instrumento de análise as demais ciências sociais.

Por fim, ao concluir que o Estado é um instrumento de classe, entende que o mesmo é propulsor de conflitos, que o único Estado verdadeiramente humanista, é o socialista.

Pelo fato que elimina as classes sociais, os homens brigam tão somente por dinheiro, o único modo de ser rico, explorar quem trabalha, a riqueza é produto do roubo institucionalizado através do Estado burguês.

Com efeito, a meritocracia é uma ideologia criada pelos dominadores, mostrando que os homens ficam ricos pelo trabalho e não através da exploração econômica.

Deste modo, para Marx toda forma de riqueza é criminosa, os capitalistas são marginais do crime, motivo pelo qual justifica a distribuição da riqueza.

Portanto, a politica liberal hoje neoliberal reveste de uma ideologia de civilidade, sendo a mesma o fundamento da nova democracia, pois a verdadeira natureza do Estado moderno, produzir a pobreza em defesa dos grandes capitalistas.

A história é produto da dissimulação e trapaça, manipulação da sociedade imbelicizada, denominada de lumpen, tipicamente como é hoje no Brasil.

Sendo assim, a política é continuidade da guerra, o que está em jogo é a dominação dos trabalhadores, hoje entre os sociais liberais e os neoliberais.

A verdadeira natureza dos conflitos políticos no Brasil, a distribuição da riqueza e concentração da mesma.

Exatamente, nesta perspectiva de análise que é epistemologizada a compreensão do ódio ao anti petismo e ascensão do movimento bolsonarista.

Portanto, do mesmo modo, a tentativa da retomada do poder por meio da direita democrática, contra a extrema direita.

Com efeito, a viabilidade da trapaça como método político de dominação.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 15/06/2020
Reeditado em 15/06/2020
Código do texto: T6977805
Classificação de conteúdo: seguro