Heidegger: A Explicação do Livro, Ser e Tempo.

Martin Heidegger, pensador alemão 1889-1976.

Grande filósofo do século XX, escreveu a magnífica obra, Ser e Tempo, o homem entendido na sua evolução cultural na perspectiva do tempo histórico.

Deste modo, o homem é o seu tempo histórico, compreendido como Daisein, expressão em alemão, cuja etimologia, o entendimento, o homem como ser ai.

Portanto, o homem é um ser finito, aberto a todas possibilidades, assim, o homem por essência é indeterminado, o ser ao meio de outros entes.

Com efeito, o ser do Daisen, é para Heidegger o ser da própria existência, a essência fundamental a compreensão do ser histórico.

O que é o ser, o referido a sua realidade, tal qual o mundo cultural de cada tempo histórico.

O homem o ser existente, o Daisen é o fundamento do comportamento humano, o referido comporta para consigo mesmo, não existe finalidade a existência.

Motivo pelo qual o homem é triste, pois tem certeza, o homem apenas a existência, fora da referida não existe a vida.

O Daisen comporta em direção ao nada, a não finalidade da vida, deste modo, o ser é apenas a morte, a mesma o fim do Daisen, o homem existe tão somente para morrer.

O homem sente angustiado com medo diante do nada, condição a priori, o homem simplesmente desaparece como se nunca tivesse existido.

O projeto humano está lançado através da existência, a liberdade é a efetivação do caminho em direção a inexistência.

Assim sendo, efetiva a fenomenologia hermenêutica de Heidegger, existimos para o nosso desparecimento, qualquer outra perspectiva é falsa do ponto de vista epistemológico.

Angustiar diante de uma situação de fato, a mais elevada ignorância cultural, melhor evitar a angústia diante de uma situação inevitável, somos o nosso desparecimento.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 13/06/2020
Reeditado em 13/06/2020
Código do texto: T6976430
Classificação de conteúdo: seguro