TODO O EXCESSO DEGENERA EM VÍCIO // ESTHER LESSA
DEUS SEJA LOUVADO !
QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS SEJA SOBRE TODOS NÓS !
JESUS - NOME QUE SALVA
SENHOR !
ESTENDO MINHAS MÃOS PARA TI...MINH’ALMA SUSPIRA COMO UMA TERRA SECA ...
FAZE-ME OUVIR DESDE A MANHÃ A TUA BONDADE...CONFIO EM TI !
ANIQUILA NOSSOS MALES ! DÁ- NOS SAÚDE E PAZ !
JUNTO A TI PROCURO REFÚGIO ! Baseado no Salmo 143
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TODO EXCESSO DEGENERA EM VÍCIO
“ Sê bom! Mas ao coração, prudência e
cautela ajunta.Quem de todo mel se unta, os ursos o lamberão !” (MARIO QUINTANA ) *
Parece que até a bondade precisa de limites.
A verdade é que em todos os campos , se certas fronteiras forem transpostas, o perigo de deturpação, é certo. E o retorno ao estado de sobriedade e comportamento normal, bastante incerto.
Se as atitudes, a princípio pequeninas e simples, a cada dia aumentarem mais e mais, sobretudo as que trazem em si algum germe de deformidade moral, chegará o momento em que se agigantarão, agregando-lhes novas características que poderão ser as de um vício. Sem volta. A não ser Por Deus.
Há que se tomar cuidado com a falta de bom senso e com os excessos.
Na literatura e nas artes em geral, o Classicismo é a doutrina artística que demonstra profundo senso de moderação e de equilíbrio. Ali, as palavras e as imagens desempenham sempre o seu exato papel. Não há inutilidades.
“ Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
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É solitário andar por entre a gente.”
( Luís de Camões ) ** (1524-1580 )
A beleza da emoção está aí . Sem gigantismos, mas na essencial medida do bom gosto. É o belo estilo. Elegante. Doce.
Há uma tal riqueza na literatura, na música e na pintura clássicas que, a cada releitura de um tema, encontra-se sempre um novo detalhe não percebido antes.
Ah! Os rostos iguais e a geometria achatada e dura da pintura medieval não têm a beleza e a harmonia de “ Les Bergers d’Arcadie”( Os Pastores da Arcádia ) de Poussin (1594- 1665 ).***
O engajamento para atingir a perfeição na Arte, refletindo a Verdade e o Bem, faz do Classicismo um movimento de introspecção, trazendo a Lógica, assim como, o Sentimento .
E esse respeito à estética grega nos dá a certeza de que todo excesso degenera em vício. E que o refinamento e o bom gosto jamais se tornam reféns do exagero.
(reedição) *******************
* Mario Miranda Quintana nasceu em Alegrete (RS) em 30 de julho de 1906. E faleceu no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1994.
Poeta, escritor e tradutor , foi eleito o “ Príncipe dos Poetas Brasileiros”, entre escritores de todo o Brasil.
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** Luís Vaz de Camões(1524- 1580 )
É o maior representante da Literatura Portuguesa. Além de sonetos, poesias líricas e peças teatrais,escreveu “ Os Lusíadas”, poema épico que conta as aventuras do seu povo, seus feitos nas navegações e nas guerras.
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*** Nicolas Poussin (1594 -1665 )
Na sua tela “ Les Bergers de l’ Arcadie”, encontramos nitidez, harmonia e predominância do elemento humano.
Nascido na Normandia, França, viveu quase sempre em Roma.
Em dado momento,passou a pintar cenas cada vez mais, ligadas à região grega da Arcádia. Daí em diante, ficaram mais nítidas em sua pintura, as influências de Rafael e Ticiano.
“ Os Pastores da Arcádia” retrata um grupo de pastores em volta de um túmulo, lendo uma inscrição:” e em Arcádia, eu...”
Os pastores têm vida despreocupada e, mesmo num lugar como aquele, tão calmo e paradisíaco, a Morte chega. E quem ali jaz, viveu um dia, a paz
e as alegrias da Arcádia!
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Pesquisado em sites de Literatura e Arte
Considerações pessoais
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Obrigadíssima, pela brilhante complementação ao meu texto, querido poeta RICARDO CAMACHO !
COMENTÁRIO EM DESTAQUE
30/05/2020 00:10 - Ricardo Camacho
Excelente! Como denominação de tendência que afirmou a tradição clássica de afirmar a superioridade humana, recriando os ideais da Antiguidade greco-latina, o Classicismo valorizou as proporções, o equilíbrio das composições, a harmonia das formas e a idealização da realidade. Além da forma fixa e cultuando toda uma estética, o Classicismo adota a razão (faculdade de prevenir contra os excessos) como parâmetro de observação e interpretação da realidade (superioridade humana), sempre numa tentativa de, não raramente, retratar e explicar os sentimentos e as emoções humanas. Na Literatura, o Soneto é a forma simbólica desse imortal movimento literário. Parabéns!... Avante, Esther Lessa!
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