Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Como é desenvolvida a pedagogia da aprendizagem em Burrhus Frederic Skinner.

Brurrhus Frederic Skinner,  psicólogo e pedagogo, formulou uma teoria  denominada de comportamentalismo.

Para Skinner a aprendizagem consiste no mecanismo de estimular e  reprimir comportamentos,  desejáveis ou indesejáveis.

Deste modo, o professor na sala de aula deve usar como método a repetição mecânica, a qual deve ser incentivada, pois a referida leva a memorização, desta forma, desenvolve a  aprendizagem.

Portanto, é possível o ensino aprendizagem,  colocado sob condições de controle, ações  observáveis, os comportamentos são resultados através da punição.

Com efeito,   incentivando o comportamento  desejado,  por meio do estímulo, substancialmente, deste modo,  consiste  o seu método pedagógico.

Assim sendo,  o estímulo repetido,  até que pedagogicamente aprendizagem  torna-se automática.

Através do estímulo condicionado,  aprendizagem desenvolve novos conhecimentos,   o mecanismo do saber  resulta-se  da referida teoria.

Para Skinner, o aluno recebe passivamente o conhecimento do professor.

Com efeito, sendo o aluno objeto do conhecimento e não sujeito,  o mais absoluto conceito da educação bancaria.

Desta forma, sistematiza a teoria do Behaviorismo, obtenção da aprendizagem desejada, por meio do reforço e do condicionamento.

O professor tem como função criar e modificar comportamentos, o aluno deve fazer aquilo que o professor desejar.

Portanto, a pedagogia é adequação de cursos e técnicas, treinamentos para atividades como ensinar conteúdos e tarefas que favoreçam na memorização e fixação dos conhecimentos.

Deste modo,  é fundamental a memorização e a fixação da aprendizagem, sendo que o comportamento humano sustenta-se  na operação contínua.

Para Skinner, indispensável entender o comportamento humano e não a sua manipulação.

 Skinner antes de morrer veementemente criticou a psicologia cognitiva, como se a educação fosse puro condicionamento.

Negando a cognição a teoria de Skinner, a educação acontece do meio para o aluno, sendo o modelo defendido, o Behaviorismo, a valorização do condicionamento absoluto.

Deste modo,  sendo os fenômenos da mente  entendidos como padrões de comportamentos adquiridos.

Em síntese a aprendizagem é fruto do condicionamento, assim sendo, não existem as denominadas habilidades inatas como sempre imaginou Descartes.


Edjar Dias de Vasconcelos.




















































   

     





























Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 28/05/2020
Reeditado em 28/05/2020
Código do texto: T6961013
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Edjar Dias de Vasconcelos
São Paulo - São Paulo - Brasil
3523 textos (662378 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/08/20 10:36)
Edjar Dias de Vasconcelos