Como é desenvolvida a pedagogia da aprendizagem em Burrhus Frederic Skinner.
Brurrhus Frederic Skinner, psicólogo e pedagogo, formulou uma teoria denominada de comportamentalismo.
Para Skinner a aprendizagem consiste no mecanismo de estimular e reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.
Deste modo, o professor na sala de aula deve usar como método a repetição mecânica, a qual deve ser incentivada, pois a referida leva a memorização, desta forma, desenvolve a aprendizagem.
Portanto, é possível o ensino aprendizagem, colocado sob condições de controle, ações observáveis, os comportamentos são resultados através da punição.
Com efeito, incentivando o comportamento desejado, por meio do estímulo, substancialmente, deste modo, consiste o seu método pedagógico.
Assim sendo, o estímulo repetido, até que pedagogicamente aprendizagem torna-se automática.
Através do estímulo condicionado, aprendizagem desenvolve novos conhecimentos, o mecanismo do saber resulta-se da referida teoria.
Para Skinner, o aluno recebe passivamente o conhecimento do professor.
Com efeito, sendo o aluno objeto do conhecimento e não sujeito, o mais absoluto conceito da educação bancaria.
Desta forma, sistematiza a teoria do Behaviorismo, obtenção da aprendizagem desejada, por meio do reforço e do condicionamento.
O professor tem como função criar e modificar comportamentos, o aluno deve fazer aquilo que o professor desejar.
Portanto, a pedagogia é adequação de cursos e técnicas, treinamentos para atividades como ensinar conteúdos e tarefas que favoreçam na memorização e fixação dos conhecimentos.
Deste modo, é fundamental a memorização e a fixação da aprendizagem, sendo que o comportamento humano sustenta-se na operação contínua.
Para Skinner, indispensável entender o comportamento humano e não a sua manipulação.
Skinner antes de morrer veementemente criticou a psicologia cognitiva, como se a educação fosse puro condicionamento.
Negando a cognição a teoria de Skinner, a educação acontece do meio para o aluno, sendo o modelo defendido, o Behaviorismo, a valorização do condicionamento absoluto.
Deste modo, sendo os fenômenos da mente entendidos como padrões de comportamentos adquiridos.
Em síntese a aprendizagem é fruto do condicionamento, assim sendo, não existem as denominadas habilidades inatas como sempre imaginou Descartes.
Edjar Dias de Vasconcelos.