Foucault: A explicação da Microfísica do poder, matéria do Enem e Fuvest.
O poder é uma organização política, produto da revolução burguesa, fruto do liberalismo econômico, resultado da Revolução Industrial.
Deste modo, o poder é uma forma de denominação econômica, sustentada através do Estado político.
Objetivo do poder a extração da mais valia, para tal, objetivando ser eficiente se fragmentou, com a finalidade de explorar a sociedade civil.
Deste modo, o poder desenvolveu a partir do século XVIII, não concentrando mais apenas no setor político.
Todavia, é da política que emana todas formas de poder, por meio da democracia, como mecanismo de repressão, com objetivo do domínio social.
Com efeito, o poder esta disseminado em vários âmbitos da vida, o poder fragmentou em micropoderes, tornando muito eficiente, em vigiar o indivíduo para punir se não cumprir as regras da dominação.
Deste modo, o poder não está mais apenas no macro poder ou seja, concentrado no Estado, entretanto, em todas instituições, o objetivo é único, subjugar o cidadão.
Assim sendo, os poderes são exercidos por uma complexa rede de pessoas, cumprindo normas estabelecidas, disciplinando a sociedade, os porteiros de um prédio ao Presidente da República.
Portanto, compreende-se a microfísica do poder, o poder está em toda parte englobando tudo, dominando todos.
Assim funciona o liberalismo econômico, hoje neoliberalismo, os guardiões dos micropoderes a serviço da macro dominação.
Deste modo, a dominação é global, todos são dominados em defesa da exploração e da concentração da riqueza.
Com efeito, não se faz uma revolução institucional sem quebrar a lógica dos pequenos poderes como sustentáculos do grande poder, cujo o detentor principal a burguesia financeira.
Edjar Dias de Vasconcelos.