A Pietà de Michelangelo

     A escultura Pietà, feita pelo renascentista Michelangelo,aos 23 anos,  é uma das mais belas e impressionantes esculturas,  uma das mais conhecidas do autor.

     Talhada  em mármore em 1499, o trabalho possui 174 x 195 cm. O artista representa a cena bíblica em que a Virgem Maria segura em seus braços Cristo - seu filho - já sem vida.

     A escultura está localizada na Cidade do Vaticano, na Basílica de São Pedro, onde tive o privilégio de ver.

     A obra Pietá,  de Michelangelo data é de 1499, quase o ano da descoberta do Brasil.
A Pietà exibe um trabalho técnico preciso e excelente de escultura em mármore. Há uma combinação dos ideais da beleza clássica típica do renascimento.

     Pietà: elementos da composição
 

     O artista alterou o tamanho do corpo de Jesus, esculpindo-o menor que o de Maria, a fim de melhor encaixá-lo na composição triangular. Afinal Jesus era aquele que, após o nascimento, uma criança linda, foi entregue ao mundo e que o mundo o devolve agora sem vida ao colo materno.

     A virgem Maria exibe um semblante sereno e jovem na escultura de Michelangelo.

     O rosto de Maria é representado com uma aparência bem mais jovem do que seria o esperado para uma mulher com um filho de 33 anos - idade com que Cristo foi crucificado -, segundo a Bíblia. Maria deveria ter, na ocasião, 48 anos.

     Foi feito dessa forma para  Maria poder simbolizar "todas as mães", além de manter uma expressão de pureza e virgindade.

     A Virgem também exibe um semblante de conformidade e resignação, em que a dor da perda do filho é idealizada, aliás sentimentos com que ela acompanhou passo a passo a Jesus, durante sua crucificação.
 
     Jesus nos braços de sua mãe exibe feições europeias.

     O rosto de Jesus nos braços da mãe exibe uma expressão serena, apesar de já estar sem vida.

     Outra característica importante a ser citada é o fato de as feições de Cristo serem as de um homem europeu. Traços finos.
Segundo a Bíblia, Jesus nasceu em Belém, cidade localizada na Palestina. Cristo era, portanto, um homem típico do Oriente Médio.

     Em 2011 foi realizado um documentário para a BBC em que pesquisadores recriaram o que seria a aparência real de um sujeito que viveu na mesma época e local de Cristo.

     Assim, foi constatado que, ao contrário da representação europeia que conhecemos de Jesus, se ele de fato existiu, teria baixa estatura, cabelos aparados (como era usado na época), pele morena e traços mais próximos aos do povo negro. A jovem pintora russa Akiane Komarik pintou uma tela provavelmente muito próxima ou igual à face de Jeuss, teladenominada Príncipe da Paz.

     A assinatura de Michelangelo Pietà é a única obra assinada por Michelangelo.

     Michelangelo assinou apenas uma obra em sua vida, a escultura Pietà.

     Pode-se ler na faixa que atravessa o torso de Maria a inscrição: ICHEA[N]GELVS BONAROTVS FLORENT[INVS] FACIEBAT, ou seja, Michelangelo Buonarroti, o florentino, fez.

     Segundo consta, a assinatura foi feita depois que a obra foi concluída e entregue, pois Michelangelo teria ouvido rumores de que devido à sua pouca idade, outro artista seria o autor do impressionante trabalho.
O escultor então, numa acesso de raiva, teria inscrito seu nome na obra a fim de sanar todas as dúvidas.

     O trabalho foi uma encomenda do cardeal francês Jean Bilheres de Lagraulas para colocar em seu monumento fúnebre.
Em apenas um ano Michelangelo terminou sua obra-prima.O cardeal faleceu antes de ela ser concluída. Depois de finalizada, a Pietà foi então colocada no túmulo de Jean Bilheres, na Capela de Santa Petronilla. Por lá ficou durante 20 anos, até que foi transferida para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde se encontra hoje.
Retrato do artista renascentista ichelangelo

Michelangelo Buonarroti foi um importante artista do Renascimento. Nasceu na Itália em 6 de março de 1475. Entrou para a história como um ícone do período, conseguindo transportar para sua arte os ideais humanistas, as transformações culturais, políticas e religiosas.

     Trabalhou em diversas vertentes artísticas, como escultura, pintura, arquitetura e poesia. Foi considerado um gênio em sua época e apelidado de o Divino.
Michelangelo faleceu em 1564, em Roma, aos 88 anos e está sepultado na Igreja da Santa Cruz de Florença.
 
 
 
 
 

 
Diógenes Pereira de Araújo
Enviado por Diógenes Pereira de Araújo em 19/05/2020
Código do texto: T6951898
Classificação de conteúdo: seguro