Guido Van Lyra regressa ao CIRCUITO LÍRIO DE MADRID e já quer quarto título de CAMPEÃO MUNDIAL: Ousadia?
Guido Van Lyra regressa ao CIRCUITO LÍRIO DE MADRID
e já quer quarto título de CAMPEÃO MUNDIAL: Ousadia?
Mestre MARCELO GUIDO “VAN LYRA” (foto com esposa e filho), hoje já com seus 30 anos, de uma forma inesperada decidiu regressar às arenas do CIRCUITO CULTURAL DO LÍRIO DE MADRID.
Aposentado desde março de 2005, Guido agora passa a enfrentar, de toda sorte, desconfianças sobre seu atual estado intelectual e emocional e, também, as acusações de antigos desafetos que crêem que ele não conseguiu jamais conviver bem estando tão longe dos holofotes. Por outro lado, o Circuito está carente de um competidor que desperte paixões ou que seja o alvo a ser batido sempre. Não se fabricam gênios a toda hora, isso é bem verdade.
A única dúvida é se o grande Mestre ainda é essa pessoa e se conseguirá repetir atuações e proezas de outrora. A idade, o "sedentarismo cultural" e a perda de foco atrapalham qualquer competidor... Só que alguns mais e outros menos... Eis é o X da questão para o atual bicampeão do mundo nesse momento.
Essa atitude polêmica vem em um momento não tão adequado, haja visto que a bela gaúcha Sarah Rayjack (Campeã Brasileira em 2006) se consolida como uma grande força nacional, mas não com carisma e “malícia” suficientes para almejar vencer o Campeonato Mundial que será promovido em meados de 2008 em sede a ser definida em breve.
Como ainda é o maior Campeão do Mundo, Guido tem a vaga assegurada e, além disso, não necessitará enfrentar a fase de grupos na competição. Mas possivelmente deverá enfrentar um dos brasileiros nas oitavas-de-final e aí tudo pode ocorrer.
Essa será uma situação inédita, visto que se obtiver êxito Guido sairá consagrado de sua enésima “última batalha”. Porém se fracassar (e qualquer resultado que não o título será uma derrota humilhante) maculará toda sua carreira e ele será visto como o velho que “não se pôs em seu lugar” e perderá muito com esta atitude.
Boa sorte ao grande campeão, embora fosse melhor que ele prosseguisse apenas contando suas proezas e sendo uma lenda viva de um homem bem sucedido.
Fonte: Gazeta CCLM. - 12/06/07